Revista Sucesso

Atualizado em

Qualidade de vida

Workshop Corporal "É só Respirar"

Sob o objetivo de libertar das tensões e ampliar limites através de movimentos da conscientização corporal, Rita Vercesi relança o Workshop Corporal 

Da redação

Os benefícios da meditação e da respiração adequada nunca estiveram tão em alta. Conforme afirma o jornalista e psicólogo americano Daniel Goleman, autor dos livros Inteligência Emocional e Como lidar com as Emoções Destrutivas “Três décadas de pesquisas mostraram que a meditação é um bom antídoto ao stress.”  
Atualmente a meditação e a boa respiração são recomendadas pelos médicos, estudada pelos cientistas, praticada por milhões mundo afora. E este fato já começa a ser comprovado por alguns renomados centros de pesquisa ocidentais, como as universidades Harvard, Columbia, Stanford e Massachusetts, nos Estados Unidos, e pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), no Brasil. “Focalizar a atenção no mundo interior, como se faz na meditação, é uma situação terapêutica”, diz o psicólogo José Roberto Leite, coordenador do instituto de medicina comportamental da Unifesp. “Queremos avaliar o alcance dessa prática e isolá-la de seu aspecto supersticioso.”

Mas como meditar e respirar se nosso corpo não tem condições para isto? Por estar todo amarrado, tenso e bloqueado? O corpo vai se organizando e se moldando a partir do que vivemos, sentimos e experienciamos. Isto acontece sem nos darmos conta, é um processo corporal de defesa, não passa pela sua mente “agora vou tencionar os músculos das costas para enfrentar esta situação”. Ficar atento à própria respiração, perceber como o corpo se organiza diante das situações da vida está totalmente fora de propósito em nossa rotina frenética. Atualmente a maioria das pessoas está mais consciente das condições do seu saldo bancário, da competição em seu ambiente de trabalho, das suas próximas férias, do que do estado corporal e respiratório em que se encontram. A tensão muscular é a forma encontrada pelo corpo para informá-lo de que você está sob stress.

Por isso é que organizei o WorkShop Corporal É só respirar. É para permitir que você se acesse e descubra como você está hoje. Os principais objetivos com este workshop que proponho são: proporcionar condições para que o corpo solte suas tensões, tornando a respiração ampla e fluida: permitindo que você medite. Ou seja, preparar seu corpo para funcionar melhor e poder respirar livre e meditar; reduzir os impactos do stress provocados pela vida moderna; aumentar a capacidade natural de relaxar através das técnicas praticadas; melhorar o equilíbrio corporal ampliando o domínio de movimentos do dia a dia, aprender a praticá-los de maneira inteligente e revitalizar o corpo e a mente com as dinâmicas apresentadas.

Conscientização corporal

Através de movimentos necessários ao corpo para ter a possibilidade de relaxar, soltar as tensões, liberar antigos bloqueios que estão presentes há muito tempo. São movimentos de conscientização corporal, às vezes simples e às vezes bem complexos e difíceis.

Como você quer respirar bem sem ter condições físicas, orgânicas e emocionais para fazer isto? É como querer que seu carro funcione sem gasolina, ele tem condições de funcionar mas precisa estar capacitado, ou seja, com combustível. Temos a consciência corporal como o primeiro passo para se reconhecer e reduzir o stress. O desempenho anti stress da meditação, que será possível depois de praticar os movimentos do Workshop Corporal, tem explicação lógica: segundo estudos das universidades americanas Stanford e Columbia, ele acontece porque a mente aquietada inibe a produção de adrenalina e cortisol – hormônios secretados nas situações de stress – , ao mesmo tempo que estimula no cérebro a produção de endorfinas, um tranquilizante e analgésico natural tão poderoso quanto a morfina e responsável pela sensação de leveza nos momentos de alegria.

Rita Vercesi é jornalista e terapeuta corporal com formação em Dança pela University of London Laban School GoldSmith´s College. Estudou Dança Moderna na França, no  Centre Internationale de La Danse, em Paris. Fez especialização em Terapia Corporal no Body Mind Centering, Massachussets, USA . Cursos em Bioenergética, Feldenkrais, Ideokinesis, Alexander Technique, Contact Improvisation & New Dance. E trabalha com conscientização corporal e movimento terapêutico desde 1978, quando cursou a escola de Angel e Klaus Viana, no Rio de Janeiro.

Rita Vercesi
WORKSHOP CORPORAL "É só Respirar"
Grupos semanais e mensais.  Período: manhã, tarde e noite.

Av. Ayrton Senna, 300 Sala 1207 -(43) 98475-7627
Palhano Business Center

Workshop Corporal, É só Respirar, Rita Vercesi, Meditação Londrina, Editora Sucesso, Revista Sucesso, Revista bem-estar, Guia Palhano Sucesso
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. A perigosa relação entre depressão e as...
  2. Cuidados com seu pet no verão!
  3. Os benefícios da fisioterapia para pacientes...
  4. Cuidados dermatológicos para pacientes com...
  5. Novembro Azul: 8 mitos e verdades sobre o câncer...