Revista Sucesso

Atualizado em 31/01/2018

Educação

Viva melhor

“Confia os teus cuidados ao SENHOR, e ele te susterá; jamais permitirá que o justo seja abalado.”  Salmo 55.22

Da redação

Uma ilustração interessante sobre dois presentes dados por um pai. O primeiro presente era um cavalo e foi dado ao filho pessimista, e, ao filho otimista, uma caixa com estrume de cavalo. O filho pessimista, ao receber o cavalo, murmurou: - Meu pai não tem noção, me deu um presente que tenho que cuidar, tratar, ter espaço para guardá-lo e ainda corro o risco de quando for montar ter um acidente, etc. O filho otimista, ao abrir a caixa com estrume de cavalo, pergunta: - Alguém viu onde está o meu cavalo?

O otimismo pode ser definido como a tendência em acreditar que expectativas e objetivos futuros serão alcançados.


O otimismo é um sentimento que todo ser humano deveria ter, pois é sinônimo de esperança. Pessoas otimistas têm grande chance de vencer na vida, pois entendem que tanto momentos bons como ruins são experiências que geram força e coragem para atingir seus objetivos. A medicina tem mostrado que há uma associação direta entre otimismo e saúde do coração. A pessoa otimista tem menores taxas de infarto, menor mortalidade por causas cardíacas e resultados melhores em determinadas cirurgias.

De onde vem o genuíno otimismo? Vem da convicção que se baseia na certeza do cuidado divino. No livro de Salmos há uma descrição clara dos peregrinos que cantavam alegres ao se dirigirem a Jerusalém todos os anos, e faziam uma analogia maravilhosa de sua confiança ao olhar para os montes. “Os que confiam no SENHOR são como o monte Sião, que não se abala, firme para sempre”(Sl 125.1).

A semelhança do povo que, independentemente das circunstâncias, não se abalava, assim devemos ser. Não nos abalarmos com os acontecimentos. Estamos vivendo tempos de duplo sentimento: se, por um lado, queremos crer de uma forma geral que a nossa vida será melhor neste novo ano  - pelo menos é isto que indicam os índices econômicos -, por outro ainda existe um clima de desconfiança e incertezas de que poderemos ter problemas já que movimentos cada vez mais intensos ocorrem tentando preservar a impunidade e o livramento dos corruptos de suas penas, mais do que merecidas; há também um cenário claro de compra de legitimidade e tentativa de resgate de popularidade.

Os que confiam no Senhor não se abalam porque têm convicção de que Deus está no controle e não permitirá que sejam abalados. Há um maestro que está com a batuta na mão regendo tudo o que acontece. Pela graça de Deus 2018 será um ano especial e o será para aqueles que são otimistas e têm fé que o Deus Todo-Poderoso está no controle. Que assim seja para todos os que confiam no Deus único e verdadeiro.

João Luis Simoneti
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente Filadélfia de Londrina

> Veja mais textos deste colunista aqui

Viva melhor, confiança, otimismo, fé, esperança, deus, relgião. Evangelico, Prespiteriana, João Luis Simoneti, Editora Sucesso, Revista Sucesso,
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Dia a dia na Gênios
  2. Perdão
  3. Para não ter que perdoar nunca mais
  4. Perdão é terapêutico
  5. Quando a psicoterapia pode ajudar o adolescente