Revista Sucesso

Atualizado em 16/10/2017

Gastronomia

Uma flor de comer

Normalmente, faço recheadas, que é uma das melhores maneiras de preparar esta delícia.

Da redação


A alcachofra é uma flor linda que renderia também um belíssimo arranjo de mesa, na minha opinião. A parte comestível está nas porções carnudas mais baixas e na base, conhecida como coração. Quando eu experimentei pela primeira vez esse gosto incrível, logo de cara fiquei apaixonada. Descobri que no Brasil existem dois tipos de alcachofra: as arroxeadas (Violeta da Provença e Roxa de São Roque), com sabor suave e adocicado, e as verdes (de Leon e de Bretanha), com cabeça grande e pétalas carnudas e suculentas. Quando você for prepará-las, dê preferência às que tenham pétalas firmes, sem manchas e bem agrupadas. Normalmente, faço recheadas, que é uma das melhores maneiras de preparar esta delícia.  Funciona bem demais como uma entrada num almoço para amigos ou para familiares, por exemplo. Eu, que aprendi essa receita com Filó, minha amiga querida, sempre penso que é uma boa opção e que pode ser servida a qualquer momento. Como sua safra vai de agosto a dezembro, é tempo certo de deliciar-se com elas!


Para 4 alcachofras grandes, eu faço uma farofa com farinha de rosca, 100 gramas de azeitonas pretas e 100 gramas de azeitonas verdes picadas,  salsinha, dois dentes de alho, queijo parmesão, aliche, azeite,  sal e tomate. E preparo as alcachofras para serem recheadas, cortando as folhas e tirando o miolo aos poucos para não estragarem. Recheio as alcachofras com a farofa e coloco-as em uma panela com um dedo de água sobre a farofa e mexo até os sabores ficarem umedecidos e se acomodarem. Acrescento água até o meio da panela e cozinho por 35 minutos, mais ou menos. Desligo o fogo assim que estiverem cozidas. Sinceramente, são gostosas demais!

Maria Aparecida Miranda
Editora da Revista Sucesso e da Revista Bem-estar & Saúde

Alcachofra, Maria Aparecida Miranda, Gastronomia, Casa de Filó, Sucesso Gastronômico, Editora Sucesso, Revista Sucesso, Revista Bem-estar
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Sal, o Melhor Tempero
  2. A menina dos seus olhos
  3. Conheça alimentos saborosos que ajudam a...
  4. Receitas veganas e saudáveis para aproveitar o...
  5. Chegada do Inverno convida para uma boa taça de...