Revista Sucesso

Atualizado em 11/11/2016

Tratamentos

Tradição em depilação

Pioneira em sua área, Dona Amélia Hernandez Barros trouxe para Londrina a depilação especializada

Da redação

Ao longo de seus mais de 45 anos de experiência como depiladora, Amélia Hernandez Barros já atendeu gerações de mulheres. Mães, filhas e netas que não abrem mão do serviço bem feito e do atendimento de qualidade. Nascida em Jaú, no interior de São Paulo, Dona Amélia veio para Londrina na década de 1980 e revela ter sido pioneira em sua área na cidade. “Nesta época não havia centro de estética especializado em depilação, estas eram feitas em salão de cabeleireiro”. Instalou-se inicialmente na Academia Modelex, na Rua Senador Souza Naves, em frente à Santa Casa, e hoje encontra-se na Rua Pernambuco onde conta com uma equipe especializada de depiladoras treinadas por ela, à frente da Depilex. “Elas aprenderam comigo. Sempre preferi trabalhar com pessoas sem nenhuma experiência, para poder ensiná-las a fazer do meu jeito”, afirma.

Além de se dedicar ao ofício de depiladora, lecionou para crianças por mais de 26 anos, período em que fez seu curso de graduação. Ela revela que dava aulas em uma época em que as mulheres só podiam usar saias ou vestidos. “Sendo assim, tinha de estar sempre com a perna depilada. Não gostava de usar lâmina, por isso fui me informar sobre a depilação com cera quente.” Desde que deixou o magistério, Dona Amélia se dedica exclusivamente à depilação. Em busca de profissionalização, ainda na década de 1970, fez diversos cursos na área de depilação e estética em São Paulo.

A depilação com cera natural quente, produzida de forma caseira por ela própria, traz ótimos resultados, segundo a profissional. “Com o tempo, os pelos deixam de crescer”, revela. As sessões longas, ela explica, se devem ao perfeccionismo da equipe. Embora a teoria muitas vezes ensine o contrário, Dona Amélia conta que prefere fazer a depilação no mesmo sentido de crescimento do pelo, para não encravar. Para ela, ter conquistado clientes tão fiéis ao longo dos anos de trabalho é resultado de sua experiência e dedicação ao ofício.