Revista Sucesso

Atualizado em 11/07/2017

Empresas e negócios

Sua empresa tem um propósito?

A comunicação é o caminho para a percepção e compreensão do propósito, da causa que move uma empresa.

Da redação

Trabalhar a comunicação estratégica com os diversos públicos com o objetivo d­­e criar relacionamentos e construir uma imagem empresarial positiva é um caminho trilhado pelas empresas há algum tempo. Contudo, o trabalho de imagem empresarial tem ganhado cada dia mais notoriedade e novas formas de abordar o tema têm trazido resultados interessantes para a comunicação organizacional.

Um dos caminhos que tem apresentado resultados relevantes é o envolvimento de todos os públicos com um propósito de marca, uma causa que vai além da qualidade de seus produtos e serviços. Empresas com propósito conseguem engajar seus públicos, principalmente seus colaboradores, em uma causa realmente significativa.

Mas para que esse trabalho seja realmente efetivo, o propósito de uma marca precisa estar diretamente relacionado com a essência de uma empresa, com a matéria-prima simbólica que inspira e justifica a sua existência. Estar intrinsecamente ligado à missão, aos valores e à cultura organizacional é um princípio básico da definição de um propósito de marca.

Definida a causa, é hora de pensar em estratégias de comunicação, principalmente aquelas que são direcionadas ao público interno. Os colaboradores de uma empresa integram o grupo essencial da constituição de um propósito forte. São os primeiros que precisam se sentir parte de algo que considerem relevante e são grandes propagadores das ideias de uma empresa.

Além dos colaboradores, empresas direcionadas por propósitos empenham-se na construção de uma cadeia de relacionamentos que envolvem todos os públicos através da comunicação estruturada. A comunicação é o caminho para a percepção e compreensão do propósito, da causa que move uma empresa. Sem uma comunicação clara e eficiente, trabalhar esse tipo de direcionamento estratégico será somente mais uma ideia promissora que, provavelmente, será engavetada pelos gestores.

Cristina Santos
Diretora de Planejamento na Imageria Comunicação

> Veja mais textos da colunista aqui

Empresa, Negocio, Endomarketing, Organização Empresarial, Comunicação empresarial, Comunicação organizacional, Imageria, Planejamento, Cristina Santos, Editora Sucesso, Revista Sucesso
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Editora Sucesso cria e implanta sites...
  2. Por um Federalismo Igualitário
  3. O Líder Antifrágil
  4. Ambientes de trabalhos felizes aumentam em 12% a...
  5. A copa e o desenvolvimento humano