Revista Sucesso

Atualizado em 11/11/2016

Tratamentos

Seus cabelos falam de você

Especialista recomenda cuidados simples e diários para prevenir problemas com os cabelos

Da redação

Cabelo bonito é sinal de boa saúde. Fios brilhantes e sedosos podem não ser apenas resultado de tratamentos capilares cosméticos, mas evidenciar a saúde como um todo. Queda de cabelo, enfraquecimento, ressecamento e oleosidade excessiva dos fios podem sinalizar que algo não está bem.

Cuidados simples diários de tratamento e prevenção também podem beneficiar a qualidade dos cabelos. Cada tipo de cabelo exige um cuidado especial com produtos adequados às suas necessidades: controle de oleosidade, hidratação, ação anticaspa, etc. Novas linhas de produtos podem reestruturar os fios danificados, repondo proteínas e óleos essenciais que dão beleza, brilho, flexibilidade e resistência aos fios.

Enxágue bem os cabelos, retirando todo o resíduo de xampu e condicionador, para evitar a oleosidade excessiva do couro cabeludo e fios. Recomenda-se o uso de xampus específicos antirresíduos eventualmente, para remover poluição e cosméticos em excesso.

Prenda os cabelos quando estiverem completamente secos, evitando danos ao couro cabeludo e aos fios, além da proliferação de fungos.

Alimentação balanceada auxilia a formação dos fios, enquanto dietas malconduzidas, anemias e desnutrição vão acarretar falta de vitaminas e proteínas e resultar em fios de qualidade ruim, frágeis e episódios de queda intensa.

Com a proximidade do verão, proteja seus cabelos com cremes sem enxágue com filtro solar. A radiação solar é capaz de acarretar a degradação das estruturas do fio, deixando-os secos e danificados e alterando sua cor.

Evite aquecimento excessivo dos fios, temperaturas acima de 120 graus podem acarretar a degradação de queratina e o aquecimento de moléculas de água formará bolhas de ar dentro dos fios, deixando-os frágeis e quebradiços. Tenha cuidado, chapinhas podem chegar a 170 graus e secadores de cabelo devem ser usados a uma distância de 30 cm do couro cabeludo.

Tinturas e alisamentos fazem uma reorganização da estrutura interna dos fios, o que pode acarretar maior fragilidade, perda do brilho, flexibilidade e elasticidade da haste. Qualquer procedimento deve ser feito com um profissional capacitado, pois vários produtos podem ter incompatibilidade, acarretando quebra dos fios.

Se mesmo com os cuidados diários, você notar que os cabelos crescem com dificuldade, caem com facilidade e com os cuidados cosméticos permanecem sem aspecto saudável, vale ficar atento e buscar orientação médica.

Flávia V. Gorini Jacob – CRM 26671 – RQE 17257, dermatologista e especialista em tricologia (estudo das doenças do cabelo e couro cabeludo)

cabelos, tricologia, dermatologia, cuidados
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Cursos de estética com prática e certificação
  2. Tratamento mega redutor de gordura localizada e...
  3. Mamografia no Brasil: o pior cenário dos...
  4. Entenda como o ômega 3 pode ajudar quem tem...
  5. Varizes são um problema de saúde: conheça os...