Revista Sucesso

Atualizado em 24/07/2018

Arquitetura & decoração

Seis motivos para escolher um revestimento natural

Para facilitar no momento da escolha, separamos características que fazem do revestimento natural um produto indispensável.

Da redação

No mercado de arquitetura e design há uma infinidade de opções para revestimentos que atendem aos mais variados gostos, e de acordo com a especificidade de cada projeto. Mas, é preciso se atentar no que de fato são os revestimentos e quais são suas funções dentro do espaço aplicado. Tendo muito mais significado do que apenas o simples “revestir”, pois, além de estar atrelado à decoração, é ele que transforma o clima do ambiente permitindo - ou não - aconchego e conforto, em todos os sentidos.

Para facilitar no momento da escolha, separamos aqui as características que fazem do revestimento natural um produto indispensável na decoração da sua casa, para que não só exista o prazer estético no ambiente, mas também o bem-estar e conforto do espaço. Para Ricardo Waquil, diretor da Palimanan, empresa especializada em revestimentos naturais, a beleza da natureza transferida aos ambientes é o que cria uma atmosfera exclusiva de satisfação e prazer. “A autenticidade do revestimento natural acaba por revelar projetos surpreendentes e contemporâneos, afinal eles resgatam a harmonia e o equilíbrio no ambiente”, diz Waquil.

1. Tamanhos e espessuras variadas

São variadas as dimensões e espessuras dos revestimentos naturais e atendem aos mais variados tipos de uso e aplicação. Sejam aplicações internas ou externas, áreas secas ou úmidas. A versatilidade do revestimento natural surpreende, e conferem exuberância e intensidade aos projetos.

2. Fácil manutenção

A manutenção pós aplicação pode ser feita a cada ano, dependendo da área revestida, podendo ser realizada em áreas internas, com pano úmido ou mesmo um aspirador de pó, e em áreas externas, por meio do uso de uma lavadora de alta pressão com jato aberto. Nesse último, essa limpeza é o suficiente para evidenciar, mesmo depois de anos, o aspecto natural do produto. Outra dica para proteger o produto de manchas ou líquidos, é a aplicação de óleofugante, que facilita a limpeza e acentua a cor do revestimento.

3. Conforto sonoro e térmico

O revestimento natural, dado suas características, possui propriedades acústicas absorvendo parte do som ambiente, proporcionando conforto sonoro. Sendo um organismo vivo, ele interage com o ambiente, entendendo suas necessidades, promovendo uma temperatura ambiente agradável. “O organismo vivo tem essa qualidade de dividir com o ambiente a sua temperatura, mantendo um clima aprazível, não o deixando extremamente gelado, nem extremamente quente”, enfatiza Waquil, diretor da Palimanan.

4. Funções terapêuticas

Os revestimentos naturais possuem propriedades terapêuticas que conduzem à sensação de bem-estar e prazer inigualável. Além de oferecer ao ambiente toda a energia da natureza, alguns revestimentos naturais apresentam propriedades relaxantes. Os seixos, por exemplo, quando colocados sobre o chão permitem aos pés massagem, devido a forma arredondada de diferentes espessuras e tamanhos. Já no caso da pedra hijau, há em sua composição natural o mineral zeolito - muito usado em tratamento de água -  que captura metais pesados do corpo humano, metais esses absorvidos pelo frequente contato com aparelhos eletrônicos e neutraliza radicais livres.

5. Atemporalidade (duram Séculos)

Kiko Sobrino, arquiteto, designer e paisagista, referência um revestimento natural pela durabilidade apontando exemplos de construções datadas de 3.700 a.C. “São construções históricas, feitas com elementos que a própria natureza oferece, assim como revestimentos naturais, e existem até os dias de hoje”, conta Kiko. O revestimento como elemento natural permite uma durabilidade incomparável de suas funcionalidades, inclusive suas cores não perdem tonalidade ao ser confrontado com o tempo. Por isso, possibilita que os ambientes se tornem atemporais, uma tendência que não acaba.

6. Preço acessível

Os produtos naturais possuem um valor acessível frente aos benefícios a que estão associados. A percepção da qualidade incutida no produto e seu valor agregado valem todo o investimento que é necessário para se ter a natureza mais próxima. Preço é uma questão de juízo de valor, e o valor agregado aos revestimentos naturais é um juízo reconhecido.

 

revestimento natural, arquitetura e decoração, sucesso londrina, revista sucesso, revista bem-estar
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Decoração para durar para sempre
  2. Cimento queimado, concreto e tijolinhos: onde...
  3. Quartos infantis criados para incentivar...
  4. Como montar um terrário de suculentas
  5. 7 dicas para decorar sua casa!