Revista Sucesso

Atualizado em 14/11/2016

Profissionais de destaque

Segundo nutricionista, preocupação com estética tem levado mais pacientes ao consultório

Profissionais de destaque: Andrieli Botton

Da redação

Cada vez mais, a população está se conscientizando de que a nutrição é um mecanismo eficiente para melhorar a qualidade de vida e tem procurado por acompanhamento profissional especializado. A principal motivação para essa busca, segundo a nutricionista Andrieli Botton, ainda se concentra na preocupação com a estética e, principalmente, em reduzir gordura corporal e/ou aumentar a massa magra. Quando chegam ao consultório, no entanto, esses pacientes são orientados pela profissional de que não se deve desvincular a questão estética da saúde. “A estética é apenas resultado da saúde. Cabe ao profissional explicar ao paciente a importância de se rever todo o estilo de vida, não só a alimentação”, explica. Com cinco anos de experiência na área, Andrieli possui especialização em Nutrição Clínica e Alimentos Funcionais pela UEL e cursa o mestrado em Exercício Físico na Promoção da Saúde, e também integra o corpo clínico da Clínica Cinagawa em Londrina, bem como é docente nos cursos de Nutrição e Educação Física. No consultório, a especialista atua em nutrição clínica e esportiva, atendendo pacientes a partir dos três anos de idade.

Nutrição Clínica e Esportiva

Durante a consulta, a profissional faz uma série de questionamentos para conhecer o paciente, seu histórico familiar de doenças, rotina de atividades, hábito alimentar, preferências e aversões alimentares, bem como afere o peso, altura, medidas de circunferências e a composição corporal através do equipamento de bioimpedância, que irá apontar as quantidades de gordura, massa magra, água corporal, taxa de metabolismo basal, entre outras informações. Exames laboratoriais, quando necessários, também são aplicados. “Somente depois de realizada toda a análise das informações que se pode orientar qual a nutrição mais apropriada a cada paciente”, explica.

A nutrição adequada, segundo a nutricionista, irá priorizar a qualidade dos alimentos, assim como o momento em que serão consumidos, sendo importante ressaltar que uma boa hidratação é tão importante quanto uma boa alimentação.

Quando orientado por profissional capacitado, o exercício físico também pode ser um aliado da nutrição. Juntos, eles correspondem a uma parcela significativa dos resultados, de acordo com Andrieli. “Evitar o estresse e ter boas noites de sono também são fatores que contribuem para um estilo de vida saudável”, complementa.

“No caso de quem pratica exercício físico ou esporte, a nutrição ajuda a melhorar o rendimento e o desempenho físico, permitindo períodos mais longos de treino e recuperação mais rápida. Trata-se de um acompanhamento nutricional para otimizar os resultados”, esclarece a profissional. Hoje mais disseminado, embora de forma banal, o uso de suplementos contribui com a alimentação e ajuda a melhorar os resultados, desde que bem empregados. “Infelizmente, a maioria das pessoas que consomem suplementos faz isto de forma inadequada, sem orientação de profissional qualificado. Esses produtos podem, sim, ajudar na complementação de necessidades nutricionais, tanto para o público que treina quanto para os demais, mas é preciso considerar o tipo de suplemento, a quantidade, a qualidade e o momento em que serão ingeridos.” De acordo com a especialista, o mercado oferece hoje uma imensa gama de suplementos, mas nem todos cumprem com o prometido na rotulagem. “Em média, 95% dos pacientes que chegam ao meu consultório já usando suplementação fazem isto de maneira inadequada, algumas vezes há bastante tempo e sem obter os resultados esperados. Com a adequação destes, em pouco tempo já conseguimos alcançar resultados positivos”, acrescenta.

Cinagawa Clínica e Cirurgia Ortopédica
Rua Senador Souza Naves, 1283
Londrina-PR
(43) 3323-9630

nutrição, estética, qualidade de vida, alimentação, nutrição clínica, nutrição esportiva
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Disforia de Gênero não é doença
  2. Doença tireoideana e gravidez
  3. Semijoia, um presente inesquecível
  4. Autocoaching estimula o profissional e o inspira...
  5. Hoje em Londrina: Palestra com Timothy Gallwey