Revista Sucesso

Atualizado em 10/02/2017

Estilo de vida

Santuário de Graças Schoenstatt

O primeiro Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt está localizado em Schoenstatt, na Alemanha. No mundo inteiro há mais de 160 Santuários, iguais ao Santuário

Da redação

Originário na Alemanha, fundado pelo Padre José Kentenich, o Movimento Apostólico de Schoenstatt chegou ao Brasil na década de 30, trazido pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt.

Desde o princípio, a atuação das Irmãs foi de fundamental importância para o desenvolvimento de Londrina, contribuindo consideravelmente para a evolução de setores como a educação e a saúde. Em 1936 foi fundada a primeira escola do município com o nome de Colégio Mãe de Deus.

O primeiro hospital de Londrina também contou com a dedicação de integrantes do Movimento. Com o passar do tempo, o modesto hospitalzinho de madeira, criado em 1936 evoluiu para o complexo da Irmandade da Santa Casa de Londrina que hoje abriga os hospitais Santa Casa, Mater Dei, Infantil Sagrada Família em Londrina e o Hospital São Rafael em Rolândia, além do Centro de Educação Mater Ter Admirabilis que oferece cursos técnicos em saúde, com ênfase para as técnicas de enfermagem, podologia, radiologia e biodiagnóstico.

Até hoje, cabe às irmãs do Movimento de Schoenstatt coordenar as atividades de enfermagem dos hospitais e oferecer apoio técnico aos serviços prestados pela Irmandade da Santa Casa de Londrina, além de dirigir o Centro de Educação Mater Ter Admirabilis com cerca de 400 alunos que participam de atendimentos gratuitos à comunidade em projetos desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde, em eventos sociais e na própria sede da instituição.

Os Santuários revelam a atuação de Maria

Os Santuários marianos são assim chamados porque neles Maria se torna presente e atua como intercessora em nosso favor junto a Deus. Eles surgem por iniciativa divina e, por sua história, cada um traz uma mensagem que o caracteriza de modo original, como exemplo: Aparecida, Lourdes, Guadalupe, Fátima…
A Santa Igreja aprova e estimula as peregrinações aos Santuários, onde os fiéis vão pedir ou agradecer as graças recebidas. O próprio Papa João Paulo II, ao visitar um país, sempre visita o seu Santuário Mariano Nacional.

Reunidos em Puebla, os Bispos escrevem: “Sabendo que a mensagem não está reservada a um pequeno grupo de iniciados, de privilegiados ou eleitos, mas se destina a todos, a Igreja consegue essa amplidão de convocações das multidões nos Santuários e nas festas religiosas. Aí a mensagem evangélica tem oportunidade, nem sempre aproveitada, de chegar ao coração das massas.” Puebla, 449

O Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt

O primeiro Santuário da Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt está localizado em Schoenstatt, na Alemanha. No mundo inteiro há mais de 160 Santuários, iguais ao Santuário Original. Uma característica específica do Santuário de Schoenstatt está na livre cooperação humana como condição para que Maria permaneça ali de modo atuante. O lema do Movimento de Schoenstatt, Nada sem vós, nada sem nós, nos desperta para que nos empenhemos seriamente pela santidade, vivendo fielmente nossa Aliança batismal.

As graças especiais dos Santuários de Schoenstatt:

Abrigo espiritual – Todos os que visitam o Santuário, ou acolhem com fé a Imagem Peregrina da Mãe Peregrina de Schoenstatt, experimentam, aos poucos, a graça de sentirem-se acolhidos por ela como filhos. Por meio de seu coração materno, vivenciam o quanto Deus os ama, e colocam-se a seu serviço, confiantes na sua Providência Divina.

Transformação interior – É decorrente da graça do abrigo. Se crermos que somos amados por Deus, o amor nos impulsiona a vivermos de acordo com seus ensinamentos. Maria intercede a Jesus as graças que necessitamos para o seguimento do Evangelho. Como o Pai lhe confiou a educação humana de seu Filho, assim também acreditamos que ela nos ajuda a formar nossa vida à sua semelhança.
Eficácia no apostolado – Se as palavras comovem e os exemplos arrastam, a transformação de nosso interior faz com que por meio de nós muitos encontrem o caminho de volta à casa do Pai. Nosso apostolado torna-se uma expressão de amor, por isso, generoso, humilde e acompanhado com as bênçãos de Maria.

A origem do Santuário efetuou-se por meio de uma Aliança de Amor realizada pelo Pe.Kentenich e os seminaristas com a Mãe de Deus. A frutuosidade de sua existência está relacionada à fidelidade a esta Aliança. Cada pessoa que sela a Aliança de Amor se insere nesse compromisso mútuo e se dispõe a colaborar para que a Mãe de Deus continue a operar prodígios de transformação nos corações e tornar essa pequena Capelinha um Santuário de graças. Essa colaboração humana chamamos de Capital de Graças.

Endereço: Av. São Paulo, 651, Londrina, Paraná 86010-060, Brasil
Número de telefone: (43) 3323-5400

revista sucesso. bem estar, santuário, Schoenstatt
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. “A fotografia é como um pedaço de mim que...
  2. Consciência corporal, respiração e postura de...
  3. A Amazônia: Pulmão do Mundo ou Diferencial do...
  4. O Mundo Político no Cinema
  5. Qual o futuro das livrarias no Brasil?