Revista Sucesso

Atualizado em 28/09/2017

Estilo de vida

Programação cultural de Outubro no SESI

Confira a programação completa para Outubro!

Da redação

ESPETÁCULO INFANTIL: 

Circuito Cultural - Estórias Brincantes de Muito Paizinhos 

O Circuito Cultural leva ao palco do Centro Cultural Sesi/AML, no dia 4 de outubro, um dos consagrados espetáculos infantis do repertório da Cia do Abração: “Estórias Brincantes de Muitos Paizinhos”. A peça, por meio da história dos “Tingas” – três simpáticos e oníricos personagens que buscam por um pai –  aborda o afeto e o respeito à diversidade cultural entre pais e filhos, favorecendo a compreensão de diferentes aspectos desta relação e de suas abstrações e metáforas. De forma lúdica, as crianças são apresentadas à várias figuras paternas, desde o pai biológico ao adotivo, aquele que educa em casa e na escola, o pai escolhido por afinidade e até mesmo a própria “mãe-pai”, entre outras diversas formas de afeto paternal.

Data: 04/10 Horário: 19h
Classificação: Livre
Valor: Gratuito
Local: Centro Cultural SESI/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: Sujeito a lotação

 

ARTES PLÁSTICAS:


Exposição - Chico Santos


Chico Santos leva a sua nova produção de peças em madeira para o Centro Cultural Sesi/AML. O artista propõe uma narrativa visual inserida na paisagem natural com elementos do fantástico, com o propósito de discutir o crescimento urbano sobre as áreas naturais. Serão apresentadas instalações e uma série fotográfica produzida em parceria com Ana Stein. A mostra permanecerá em exposição do dia 5 de outubro a 30 de novembro.

Data: 05 a 30/11 Horário: terça à sábado, das 13h às 22h
Classificação: Livre
Valor: Gratuito
Local: Centro Cultural SESI/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: Sujeito a lotação

 

CINEMA/Programação Infantil:

A Mostra Olhar Itinerante é um braço do Olhar de Cinema '17 – 6ª edição do Festival Internacional de Cinema de Curitiba. Confira o cronograma de exibição de filmes no Arte Centro Cultural Sesi/AML para o público infantil:

·         Teddy Tranquilo / Medo trapavko

“Teddy tranquilo”, animação croata de Tomislav Gregl, narra as aventuras de um pequeno urso na floresta em sua rotina escolar. Teddy tem aulas com outros bichos e, sempre movido pelo ímpeto da preservação dos seres vivos, costuma fazer passeios para desbravar o seu habitat, repleto de diversidade e novos amigos.

·         A Piscina de Caíque

“A piscina de Caíque”, uma ficção brasileira de Raphael Gustavo da Silva, narra a história de um garoto que vive em uma região onde a falta de água e o calor são uma realidade constante. Caíque adora brincar na água, mas enquanto não ganha uma piscina, brinca de escorregar no piso molhado. Um dia, porém, percebe que falta algo em sua casa que é mais importante para a sua família do que a  tão desejada piscina.

·         Médico de Monstro

“Médico de Monstro”, uma ficção brasileira de Gustavo Teixeira, conta a história de um menino que, diferente de seus colegas – que desejam ser astronauta, dentista ou jogador de futebol – sonha em ser médico de monstros. Para realizar o seu sonho, Dudu precisa enfrentar as chacotas de seus colegas e também o seu medo das famosas criaturas que habitam o imaginário das crianças.

·         Horizonte de Bene / L’horizon de Bene

“L’horizon de Bene”, animação francesa de Eloic Gimenez e Jumi Yoon, tem como cenário uma floresta tropical onde pessoas caçam animais selvagens. O menino Bene ajuda os adultos nesta tarefa até encontrar um gorila ferido que desperta o seu desejo de cuidado e preservação dos animais ao seu redor, o que o coloca em confronto com os adultos caçadores.

SERVIÇO 

Data: 6 e 7/10 às 14h30. Dia 20/10, às 19h
Valor: Gratuito
Classificação: Livre
Local: Centro Cultural Sesi/AML
Observação: Sujeito a lotação

 CINEMA/ Programação Jovem:

A Mostra Olhar Itinerante é um braço do Olhar de Cinema '17 – 6ª edição do Festival Internacional de Cinema de Curitiba. Confira o cronograma de exibição de filmes no Arte Centro Cultural Sesi/AML para o público jovem:

·          Ringo

O espanhol “Ringo”, de Adrià Pagès, é uma comédia que narra os momentos em que uma senhora, que vive com sua filha e sua neta adolescente, passa a se comportar de maneira bastante diferente do usual, mais alegre que o normal. A senhorinha começa a se lembrar de sua juventude roqueira, até, finalmente, declarar que é Ringo Starr, baterista dos Beatles, desestabilizando a tranquila rotina da família.

·         O Disco Resplandece / La disco resplandece

Um pequeno grupo de jovens se encontram na tarde de um sábado e saem em busca de diversão na pacata paisagem de Alicante, Espanha. Em “O disco resplandece”, do espanhol Chema García Ibarra, os amigos percorrem e interagem em espaços vazios, preenchendo esses lugares com seus corpos, músicas e conversas, enquanto a noite chega e se vai, o dia recomeça.

·         Garoto VHS

“Garoto VHS”, ficção brasileira de Carlos Daniel Reichel, acompanha os últimos momentos da jovem Roberta com seus colegas do colégio, antes de sua mudança de cidade. Um de seus colegas, que no lugar da cabeça possui uma grande câmera VHS com a qual registra seu cotidiano, decide revisitar seus registros para presentear Roberta com suas lembranças e declarar sua paixão.

SERVIÇO 

Data: 13/10, às 17h
Valor: Gratuito
Classificação: Livre
Local: Centro Cultural Sesi/AML
Observação: Sujeito a lotação

 

CINEMA/Adulto

Mostra Olhar Itinerante 2017 – Momento Brasil

A Mostra Olhar Itinerante é um braço do Olhar de Cinema '17 – 6ª edição do Festival Internacional de Cinema de Curitiba. Confira o cronograma de exibição de filmes no Centro Cultural Sesi/AML no Momento Brasil:

 ·         Na Missão, com Kadu

O filme brasileiro “Na missão, com Kadu”, de Aiano Bemfica, Kadu Freitas e Pedro Maia de Brito, acompanha o líder comunitário Kadu na luta por moradia na ocupação Izidora, em Belo Horizonte. Com sua câmera em mãos, Kadu registra e relembra um dia de marcha e reivindicações, evidenciando a violenta atuação da PM contra os manifestantes, anunciando uma irreparável tragédia iminente.

·         Balança Brasil

O filme brasileiro “Balança Brasil”, de Carlos Segundo, retrata o cotidiano de trabalhadores negros que vivem do movimento turístico em Porto Seguro, a medida que faz um resgate reflexivo do período colonial no país. Nesta cidade, onde as primeiras caravelas portuguesas atracaram em 1500, é evidenciada as históricas contradições que se perpetuam e a resistência da cultura negra.

 SERVIÇO 

Data: 13/10, às 18h
Valor: Gratuito
Classificação: Livre
Local: Centro Cultural Sesi/AML
Observação: Sujeito a lotação


  LITERATURA: Histórias para todos - "Tainakan"

Uma das formas mais prazerosas de conduzir a criança à apreciação da literatura é por meio da arte de contar histórias. Pensando nisso, o SESI Cultura Paraná desenvolveu o projeto “Histórias para todos”. Por meio dele, obras da literatura nacional e internacional ganham vida e encantam crianças e adultos. No mês de outubro, a ação acontece no Centro Cultural Sesi/AML com a história de Tainakan, que será conduzida pela contadora de histórias Daniella Fiorucci.

Iamerô é apaixonada por Tainakan, a grande estrela brilhante do céu que desce à Terra na forma de ancião. O que Iamerô não esperava é que Tainakan fosse tão lindo no céu e tão velho na Terra. E assim começa a história da origem da agricultura, como conta o povo indígena Karajá.  

Data: 06 e 07/10 Horário: 15h
Classificação: Livre
Valor: Gratuito
Local: Centro Cultural SESI/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: Sujeito a lotação

CINEMA:  Sessão Kinopus – Paterson


“Paterson” é um filme escrito e idealizado por Jim Jarmusch – diretor que também assina "Noite na Terra", "Homem Morto", "Café e Cigarros", "Broken Flowers - Flores Partidas", "Os Limites do Controlo", "Só os Amantes Sobrevivem" e "Gimme Danger". O longa tem como protagonistas Adam Driver e Golshifteh Farahani. Apresenta roteiro melancólico sobre as incontáveis rotinas de um casal durante os sete dias de uma semana.

Paterson trabalha como motorista de autocarro na cidade de Paterson, em Nova Jersey (EUA). A sua rotina diária é sempre igual: acorda exatamente à mesma hora, vai trabalhar, regressa para os braços de Laura, a namorada, passeia com Marvin, o cão, bebe uma única cerveja no bar de um amigo e escreve poesia, não necessariamente nesta ordem. A sua vida é tranquila e a sua existência discreta. Paterson está apaixonado por Laura e ela por ele. Ele apoia os sonhos e projetos mais arrojados da namorada, que o incentiva e inspira na escrita dos seus poemas. É assim todos os dias.

Data: 10/10 Horário: 19h
Classificação: 16 anos
Valor: Gratuito
Local: Centro Cultural SESI/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: Sujeito a lotação

TEATRO: Quem não tem medo do lobo mau?


Muito se fala sobre ser corajoso e destemido, mas pouco se fala sobre a experiência íntima que é a alavanca da coragem, ou seja, o medo.  O Projeto "Quem não tem medo do lobo mau?" – idealizado pelos atores Carlos Moreira, Ciliane Vendruscolo e Cleydson Nascimento – trabalha aspectos do medo que podem limitar as novas gerações a lidar com questões que dizem respeito à natureza humana e que permeiam a história social. O espetáculo, destinado a crianças de 5 a 10 anos, acontece em um formato de contação de histórias, a fim de desenvolver e valorizar a leitura. Na sua execução, contará sempre com a presença de dois atores/narradores.

Data: 10 e 11/10 Horário: 9h30 e 14h30
Classificação: 5 a 10 anos
Valor: Gratuito
Local: Centro Cultural SESI/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: Sujeito a lotação

TEATRO: O Show da Sereia


O espetáculo Sereia traz monólogos de humor, números de dança, cantos, participações especiais de convidados e jogos de improviso. A personagem  inspira força e coragem a todos aqueles que enfrentam, dia a dia, preconceitos e descriminações.

Data: 14/10 Horário: 20h
Classificação: 16 anos
Valor: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Local: Centro Cultural SESI/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: Sujeito a lotação

 CINEMA: Documentário Em Frente


O documentário “Em Frente” apresenta quatro dos nomes brasileiros mais relevantes no universo do empreendedorismo social que, por meio do uso inovador da tecnologia, se destacaram mundialmente em questões como educação, acessibilidade, economia colaborativa e participação cidadã. 

Data: 17/10 Horário: 20h
Classificação: Livre
Valor: Gratuito
Local: Centro Cultural SESI/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: Sujeito a lotação

TEATRO: In Concertina

Foto: Thaiane Athanasio

No espetáculo, o palhaço Ritalino, munido de sua concertina musical, realizará um concerto. Como as coisas não saem como o esperado, Ritalino iniciará uma saga para vencer os obstáculos que surgem. Ele vive uma batalha que envolve partituras e bombas, melodia e marreta, o trágico e o cômico. Mesmo com a aparente falta de sorte, o concerto é emocionante, levando a plateia ao riso e ao onírico.

Data: 20/10 Horário: 19h30
Classificação: Livre
Valor: Doação de 1kg de alimento não perecível para ONG VIVER. Os alimentos que a instituilção mais necessita, são: açúcar, achocolatado, óleo, farinha de trigo, molho de tomate, arroz, macarrão, café.
Local: Centro Cultural SESI/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: Sujeito a lotação

 MÚSICA:


Vozes da Cidade - A Mulher das Palavras

Foto: Renata Cabrera

O espetáculo “A Mulher das Palavras” propõe um diálogo entre a música e a poesia. No palco, a escritora paranaense Karen Debértolis desenvolve uma leitura performática de poemas acompanhada pelos músicos Rafael Fuca (violão), Luciano Assumpção (guitarra) e Duda de Souza (percussão). Karen explora um repertório com base nas canções do CD homônimo do cantor e compositor paranaense Bruno Morais, além de outras composições autorais.

O projeto “A Mulher das Palavras” recebeu, em 2011, o Prêmio Trem das Onze, na categoria Literatura, concedido pela Rádio Universidade FM, da Universidade Estadual de Londrina. Em 2010, a videomaker Marina Casagrande produziu o clipe da música “Manhãs”, de uma das faixas do cd, que ficou em 4º lugar  Prêmio Internacional de Poesia em Vídeo da Fliporto/2010 de Pernambuco.

Data: 27/10 Horário: 20h
Classificação: Livre
Valor: Doação de 1kg de alimento não perecível
Local: Centro Cultural SESI/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Observação: Sujeito a lotação

 Mais informações pelo site do Sesi ou através da página no Facebook.


SESI CULTURA – Foi em 2008 que a Regional Paraná do Serviço Social da Indústria inaugurou uma área especificamente dedicada ao desenvolvimento de ações culturais ancoradas nas diretrizes previstas na Declaração Universal dos Direitos do Homem, como a diversidade, a pluralidade e a autonomia. Desde então, o Sesi Cultura Paraná tem promovido o acesso à cultura com foco em programas de formação artística e cultural, investindo em processos criativos, formação de plateia para todas as linguagens e na formação e desenvolvimento cultural com vocação local. O Circuito Cultural Sesi, o Festival Sesi Música, os Núcleos Criativos do Sesi, o Zoom Cultural, os Programas Sesi Música, Sesi Arte, Sesi Audiovisual e Sesi Artes Cênicas são exemplos de programas desenvolvidos pela Gestão Cultural do Sesi. De 2008 até 2016, mais de 927 mil espectadores tiveram acesso à cultura por meio de cerca de 7,5 mil eventos realizados pelo Sesi Paraná. Todas essas ações sempre tiveram como objetivo o acesso ao bem cultural para o trabalhador da indústria, seus dependentes e para a comunidade de um forma geral, além da difusão da arte em todas as suas manifestações, valorizando a diversidade e a pluralidade do povo brasileiro. 

Fonte: Redação Sucesso com assessoria de imprensa
Fotos: Divulgação


Programação cultural , agenda cultural, sesi londrina, editora sucesso, revista sucesso
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Planejamento Urbano: o papel das áreas verdes
  2. As leituras amadurecem conosco
  3. CINEMA BRASILEIRO : um pouco de sua história e o...
  4. Marketing de álcool em filmes populares duplica...
  5. Uma semana de palavras