Revista Sucesso

Atualizado em 30/11/2016

Empresas e negócios

Por que se preocupar com o marketing?

Especialistas da Alcance Marketing dão dicas de como planejar ações de mkt em favor de seu negócio

Da redação

O marketing (mkt) não é apenas a criação de anúncios para vender determinado produto ou serviço. É, para além disso, um conjunto de ações importantes, com o objetivo de melhorar a satisfação dos clientes e cuidar da imagem da empresa ou marca nos canais de comunicação para garantir uma boa reputação. Segundo a consultora Natasha Bacchi, é principalmente através dessa ferramenta que são definidas as ações para gerar novos negócios. “É ele que sustenta a empresa num mercado extremamente competitivo”, afirma. Junto com o sócio e esposo, Renato Mançano, Natasha está à frente da Alcance Marketing, empresa que oferece instrutoria e consultoria especializadas nas áreas de mkt, vendas e relacionamento com o cliente a outras empresas. Especialista em marketing digital, ela é graduada em administração e pós-graduada em administração de marketing e em marketing. Renato, por sua vez, é formado em análise e desenvolvimento de sistemas, com especialização em marketing digital e larga experiência em e-commerce e mídias digitais.

Ao se pensar o marketing, segundo os especialistas, é preciso pensar nos famosos quatro Ps: Produto (o que será vendido), Praça (onde será vendido), Preço (por quanto) e Promoção (divulgação e comunicação). Natasha ainda acrescenta outros dois Ps: “Pessoas (quem), pois elas que vão se comunicar com o cliente; e parcerias, importantes para se alcançar objetivos de vendas e para atingir novos clientes, sempre pensando e focando no público-alvo”.

Em função da internet e da variedade de produtos e serviços oferecidos, houve grande mudança no comportamento do consumidor, que ficou mais exigente. “Quanto mais você souber as necessidades e desejos desse cliente, mais assertivo será na comunicação. Portanto, é preciso estabelecer o tipo de público-alvo, identificando-o por região, estilo, idade, classe social ou comportamento. Quanto mais segmentado for o público, mais fácil será a comunicação e o posicionamento”, acrescenta Renato. É também através do marketing que se anuncia o diferencial competitivo de uma marca, aquilo que, segundo Natasha, faz com que o cliente feche negócio com você e não com o concorrente.

Como planejar?

O plano de marketing é um instrumento de gestão de extrema importância para o desenvolvimento de uma empresa. “Planejar é colocar no papel, é ter um documento escrito onde estão detalhadas as ações necessárias para se atingir um ou mais objetivos na área do marketing, e pode ser utilizado tanto para um produto, serviço, quanto para linhas de produto”, explicam.

Com o público-alvo definido, segundo Natasha, é preciso pensar aonde se quer chegar, quais os objetivos. “O próximo passo é analisar o ambiente externo, o mercado, comportamento do consumidor e a concorrência. E, depois, os meios de comunicação a serem utilizados.” Outro passo importante é pensar em ações internas, como campanhas, cadastro de clientes, datas comemorativas, treinamentos da equipe. “E, por fim, controlar, ou seja, verificar quais das companhas e qual meio de comunicação está sendo efetivo, os indicadores de resultado ajudam em tomadas de decisão futuras”, complementa Renato.

Mídias digitais

Da mesma forma que acontece no mundo físico, no mundo digital precisamos pensar onde está o público-alvo, ou melhor, em qual rede social. A mais preparada para as empresas, segundo Natasha, é o Facebook, graças às ferramentas de anúncios, variedades de postagens e opções de monitoramento, além de ser a rede com maior número de usuários. “O Instagram vem em segundo lugar, oferece gráficos e anúncios também. Para empresas que vendem para outras empresas ou profissionais liberais, é importante ter uma conta LinkedIn. Há ainda duas redes em crescimento: o Pinterest e o Snapchat, que têm gerado muitos negócios.”

O grande segredo das redes sociais, segundo Renato, está na interação com os clientes, que é maior à medida que se gera conteúdo relevante para o público. “O desafio é ter uma rede menos comercial e mais social para gerar fãs, relevância e interação. É preciso conhecer seu público e saber que conteúdo é relevante para ele, para então organizar e planejar as postagens.” Natasha complementa que é importante sempre estar antenado no que acontece a sua volta e manter uma frequência de postagens.

Alcance Marketing
Natasha Bacchi – (43) 99101-7002 – natasha@alcancemarketing.com.br
Renato Mançano – (43) 99107-7552 – renatomancano@gmail.com
www.alcancemarketing.com.br

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