Revista Sucesso

Atualizado em 14/05/2018

Saúde

Ortodontia Preventiva

A  ortodontia preventiva tem como objetivo preservar a oclusão (mordida) dentro dos padrões de normalidade

Da redação

A ortodontia é a especialidade odontológica responsável pelo estudo, prevenção, intercepção e correção das maloclusões dentárias e das discrepâncias esqueléticas, isto é, estuda os posicionamentos funcionais e estéticos incorretos e os contatos dos dentes entre si ou com a arcada dentária oposta, que podem ser consequência de um desenvolvimento inadequado, perda de dentes ou crescimento anormal dos ossos maxilares.

A  ortodontia preventiva tem como objetivo preservar a oclusão (mordida) dentro dos padrões de normalidade, a fim de evitar a instalação de determinadas maloclusões. Para isso, é necessário um constante acompanhamento da criança, que deve iniciar antes mesmo de iniciar a erupção dos primeiros dentes de leite, onde o responsável receberá algumas orientações básicas, como o correto uso de mamadeiras e chupetas, bem como diagnosticar, orientar e eliminar precocemente hábitos deletérios que podem interferir tanto no desenvolvimento dos ossos faciais quanto nos posicionamentos dentários.

Também acompanha, através de radiografias, a sequência do desenvolvimento dos dentes permanentes que ainda estão por irromper, verificando se há espaço adequado para todos os dentes. Além disso, é importante verificar se os dentes de leite permanecem por mais tempo do que deveriam, pois, quando isso ocorre, os dentes permanentes não podem nascer nos seus devidos lugares, comprometendo os espaços e posições de outros dentes e provocando más oclusões.

Um exemplo clássico da atuação da ortodontia preventiva é a utilização de aparelhos mantenedores de espaço, que tem por finalidade a preservação de espaço após perda precoce de dentes decíduos, a fim de evitar que ocorra perda de espaço para o correto posicionamento do seu sucessor permanente.



Gabriella Candiago Thomazi, 
ortodontista - CRO/PR 24.341

Ortodontia, odontologia, Gabriella Candiago Thomazi, Clínica Cen, Londrina
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Implantes Dentários
  2. A alimentação no exercício físico e na...
  3. Pilates: benefícios para todas as idades!
  4. Osteopatia e alimentação
  5. Posturologia