Revista Sucesso

Atualizado em 18/08/2016

Profissionais de destaque

Odontologia para além da técnica

Para o cirurgião-dentista Anderson Tsumanuma, investir no conforto do paciente também é essencial

Da redação



“O atendimento ao paciente vai além da técnica.” A afirmação é do dentista Anderson Tsumanuma, para quem o paciente deve ser visto, acima de tudo, como um ser único e, portanto, compreendido como um todo. “Muitos profissionais pecam ao considerar apenas os dentes. Há todo um contexto, um lado emocional envolvido, e o dentista deve ter a sensibilidade em perceber quais os benefícios que o seu trabalho proporcionará para o paciente.” Foi também com base nessa concepção que o profissional investiu em uma série de mudanças – como melhorias no espaço físico e reformulação da identidade visual de sua marca – com o objetivo de proporcionar maior comodidade e bem-estar aos pacientes. “Precisamos desmistificar o ‘medo do dentista’ que muitas pessoas ainda têm. Hoje em dia, graças às técnicas avançadas, os procedimentos odontológicos estão mais rápidos, menos dolorosos e mais seguros para o paciente”, afirma.

Com 13 anos de experiência na área, Anderson é especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial, atuando nas áreas de implantodontia, estética oral e cirurgia ortognática (correção dos maxilares). Além dos atendimentos em consultório, o profissional é membro do seleto corpo clínico da Santa Casa de Londrina e do Hospital Evangélico, nos quais, recentemente, assumiu a chefia do Serviço de Buco-Maxilo-Facial em ambas as entidades.

Nova identidade

De acordo com Anderson Tsumanuma, todas as mudanças promovidas no espaço físico do consultório foram pensadas para promover proximidade com o paciente, transmitindo credibilidade e proporcionando conforto. O resultado é perceptível para quem visita o local. “O consultório é onde realizo o atendimento inicial e onde procuro conhecer melhor o paciente, através da anamnese. Em um ambiente distinto, a sala clínica, é onde são realizados os procedimentos”, explica.
Sobre a nova logomarca, ele explicita alguns elementos: “As curvas remetem ao aspecto feminino e à estética. Os traços verticais, por sua vez, imprimem o aspecto masculino e prático, chegando assim ao equilíbrio”.

Mercado em Londrina - Nascido em Assaí, mas criado em Londrina, Anderson concluiu sua formação na tradicional Faculdade de Odontologia Júlio de Mesquita Filho - UNESP de Araraquara, e optou por retornar ao norte do Paraná para instalar seu consultório. Na avaliação do profissional, o mercado londrinense de odontologia é bastante promissor, sobretudo na área de Buco-Maxilo-Facial, que ainda conta com poucos profissionais em relação às outras especialidades. “O fato de a cidade contar com duas conceituadas faculdades de odontologia contribui para o aprimoramento dessa área, pois garante, ao município, profissionais mais capacitados”, afirma.

Odontologia hoje

Segundo o especialista, muitos pacientes já chegam ao consultório com ideias formadas e planos de tratamento traçados, graças ao amplo acesso a informações proporcionado atualmente pela internet. Cabe ao profissional, nesse momento, orientar o paciente, esclarecendo que existem limitações e especificidades em cada caso. Isso exige do profissional uma capacitação ainda maior. “É por este motivo que procuro sempre me atualizar. Minha formação é cirúrgica, mas a odontologia demanda conhecimento de várias áreas. De tal forma que pacientes que faziam procedimentos cirúrgicos comigo e queriam continuar, por se sentirem à vontade e pela confiança em nosso trabalho, começaram a pedir que oferecêssemos também tratamentos estéticos, como as hoje tão faladas lentes de contato odontológicas. Por isso comecei a buscar capacitação nessa área”, explica.

“A odontologia torna-se uma profissão recompensadora, não apenas pelos belos sorrisos adquiridos, mas pelas mudanças geradas nas vidas dessas pessoas, que passam a usufruir de uma autoestima resgatada ou, melhor ainda, recém-adquirida, sobressaindo uma qualidade de vida melhor, mais saudável e feliz”, opina.

Anderson Tsumanuma
Odontologia Cirúrgica e Estética CRO PR15113
Rua Prof. João Cândido,  nº1365,
Londrina-PR
(43) 3322-3039

revista sucesso, odontologia, Anderson Tsumanuma, cirurgião-dentista
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Disforia de Gênero não é doença
  2. Doença tireoideana e gravidez
  3. Semijoia, um presente inesquecível
  4. Autocoaching estimula o profissional e o inspira...
  5. Hoje em Londrina: Palestra com Timothy Gallwey