Revista Sucesso

Atualizado em 15/05/2017

Gastronomia

Oba, hoje tem biscoito de polvilho frito!!

Em casa, sempre é um momento quase solene quando minha mãe, dona Ana, ainda, agora aos 90 anos, vai para a cozinha e faz biscoitos de polvilho fritos.  

Da redação

 Em casa, sempre é um momento quase solene quando minha mãe, dona Ana, ainda, agora aos 90 anos, vai para a cozinha e faz biscoitos de polvilho fritos.  São doces e sequinhos, apesar de fritos. Têm uma consistência boa de se mastigar e você vai degustando aquele gostinho delicioso com café quente. Tudo do jeito mineiro de se fazer e comer biscoitos. Ela conta sempre que são os mesmos que eram feitos na casa da sua avó, em Areado, Minas Gerais, e que aprendeu a fazer com a sogra, Vó Olívia, com quem também aprendeu a cozinhar.  E, quando alguém da família sente “saudade” do biscoito frito da bisa, ela – toda faceira e de boa vontade – repete a dose, enchendo a tigela e os olhos gulosos de filhas, netos, bisnetos, sobrinhos, cunhados e irmãos. Não tem quem não goste.

Cada vez que a vejo ali, nesse mesmo ritual de preparo, sempre acho que, da próxima vez, vou fazer junto e aprender a fazer bem como ela. Confesso que ainda não consegui encontrar a hora certa para fazê-lo, até porque, penso, este brilho deve ser mantido com ela! Ainda outro dia, tia Dulce e tia Mada a convidaram para preparar o biscoito para o lanche da tarde. E nos deliciamos todos: tio Elias e família, tias e sobrinhos.

Ela faz assim: Coloca numa vasilha ½ kg de polvilho, uma pitada de sal e ½ copo de açúcar misturando-os bem. Aquece 1 xícara de água e reserva. Ferve ½ copo de leite com 3 colheres de margarina e escalda o polvilho, espera esfriar e adiciona 1 ovo e acrescenta a água morna aos poucos até a massa dar liga. Depois ela enrola os biscoitos sem apertá-los demais, e começa a fritá-los em óleo morno para evitar que estourem.

Se quiser experimentar essa delícia, fica minha dica. Quanto a mim, vou deixar que ela continue fazendo e ganhando muitos elogios, sempre!


Maria Aparecida Miranda
editora das Revistas Sucesso e Bem-estar e apaixonada por histórias cotidianas e por gastronomia.
Contato: maparecida.sucesso@gmail.com

> Veja mais textos desta colunista aqui.

revista bem estar, gastronomia, biscoito de polvilho
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Sal, o Melhor Tempero
  2. A menina dos seus olhos
  3. Conheça alimentos saborosos que ajudam a...
  4. Receitas veganas e saudáveis para aproveitar o...
  5. Chegada do Inverno convida para uma boa taça de...