Revista Sucesso

Atualizado em 07/06/2017

Estilo de vida

O novo que é novo

“Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.”  Isaías 43.18-19

Da redação

Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova, que está saindo à luz; porventura, não o percebeis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.”  Isaías 43.18-19

Todo início de um novo ano é a mesma coisa. Os profetas e adivinhadores de ocasião são procurados com avidez para se tentar descobrir o que virá pela frente. As perguntas sempre são: o que vai acontecer no mundo? No Brasil? Qual o famoso que irá morrer? Novo talento que vai surgir? O Brasil vai se classificar? Como será a economia? E o dólar? Qual será a tragédia que o mundo vai ver? etc, etc. Também se percebe que as pessoas atribuem algo de mágico na simples mudança do calendário de 31 de dezembro de um ano para o 01 de janeiro de outro.

Meu caríssimo leitor, se este é o seu caso, eu sinto muito em lhe dizer que este será um ano com muitas frustrações e enganos. Se posso ajudá-lo, a única pessoa que pode fazer diferente o seu ano é Deus, na pessoa de Jesus Cristo. O texto acima citado diz que devemos ter duas posturas neste novo ano.

A primeira: Que não devemos nos lembrar das coisas passadas e nem considerar as antigas. Muita gente vive em função do passado ou só projeta o futuro. Há uma pesquisa que diz que as pessoas vivem 55% do seu tempo remoendo o passado, 30% projetando o futuro e somente 15% do seu tempo vivem o presente. Eu lhe pergunto: Por que será que chamamos o dia de hoje de presente? O tempo de hoje é um presente, uma dádiva de Deus para nós. Não devemos nos lembrar do passado e nem considerar as coisas antigas, porque independente de como tenha sido seu ano anterior, bom ou mal, o passado não se repetirá.

A segunda: Devemos confiar que Deus faz coisa nova, e ela está saindo à luz, você está percebendo? Deus tem algo novo para você neste ano, não com base em predições e adivinhações, muito menos no passado, nas coisas antigas, mas algo que é novo, nunca aconteceu.

Novamente, meu caro leitor, como Deus trará o novo d’Ele se a sua ou a minha postura é antiga? O novo se cumprirá se a postura for nova. Isaías traz revelação divina ao dizer que Deus porá um caminho no deserto. Se você esteve ou está no deserto, com certeza seu caminho está comprometido. O Eterno lhe promete que colocará um caminho no deserto. Este caminho é Jesus. João 14.6 diz: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida, ninguém vem ao Pai se não for por mim”. A pessoa de Jesus é o novo na sua vida. Procure experimentá-lo nos seus princípios, nos valores morais e na sua postura diante das adversidades.

A promessa continua, Ele porá rios no ermo. Ermo é um local desabitado, estéril. O Eterno trará água, trará vida para o que está seco, Ele promete revigorar, fortalecer. Novamente esta água é a pessoa de Jesus. Em João 4.14 diz: “Aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna”. Ele é a água cristalina que sacia a nossa sede.

Minha postura neste novo ano poderá ser de continuar com aquela velha atitude de incredulidade, afastado de Deus, e que nada de novo poderá acontecer; ou poderá ser de credulidade em que o Soberano tem algo de novo e que minha postura será nova de proximidade daquele que tem o novo para minha vida.

Tenho certeza de que se sua escolha for a segunda, de viver no caminho e na suficiência d’Ele, 2017 será o melhor ano da sua vida, independente do que acontecer à sua volta.

Feliz 2017 com o novo de Deus em nossas vidas!   

João Luis Simoneti
Pastor da Igreja Presbiteriana Independente Filadélfia de Londrina


> Veja mais textos deste colunista aqui

 

 

 

 

                                     

 

Revista bem estar, profetas, pastor, JOÃO LUIS SIMONETI
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Cartas podem ser enviadas ao papa Francisco
  2. 5 filmes paranaenses para celebrar o Dia do...
  3. Dia dos namorados: apimente o cardápio com...
  4. Vida Nova
  5. Inverno Solidário: Dê um corte no frio