Revista Sucesso

Atualizado em 06/03/2017

Tratamentos

O Fortalecimento emocional da criança

A indicação da Terapia EMDR com crianças é lúdica e flui com flexibilidade, respeitando os estágios do  desenvolvimento infatil

Da redação

Foto: Reprodução

Perante a tantas mudanças sociais e familiares, a infância tem adoecido. Hoje é essencial que o cuidador esteja atento aos comportamentos e às necessidades psicológicas das crianças.
Geralmente elas têm dificuldade em nomear seus sentimentos, tais dificuldades são observadas em seus comportamentos como: fazer birra, chorar, gritar, bater e até mesmo se isolar. As crianças chegam aos consultórios de psicologia quando apresentam sinais que ultrapassam o entendimento do cuidador, muitas vezes com queixas de separação dos pais, quando nasce um irmão, fobias, luto, mudança de cidade, mentiras, agressividade, terror noturno, desobediência, brigas constantes, dificuldade de se relacionar, tristeza, enurese, encoprese, ansiedade, entre outros.
O senso do Eu da criança é formado pelas interações acumuladas com seu meio, e os cuidadores fornecem um fator crucial para as experiências vivenciadas, portanto, é importante estar atento a esses sinais que indicam prejuízo no desenvolvimento normal da criança.
A indicação da Terapia EMDR com crianças é lúdica e flui com flexibilidade, respeitando os estágios de desenvolvimento com objetivo de minimizar o sofrimento. As sessões oferecem atividades adaptativas, como jogos, desenhos, pinturas, histórias, entre outras para que ela elabore seus medos, desejos, sentimentos e pensamentos. Uma infância saudável possibilita o fortalecimento emocional do futuro adulto, diante das dificuldades, a terapia pode ser um grande aliado nas questões emocionais e comportamentais da criança e suas relações. A criança em seu desenvolvimento possui inúmeras possibilidades biológicas, emocionais, afetivas, motoras, cognitivas, psicomotoras e sociais. Contudo, a Terapia EMDR atua viabilizando a efetivação de suas potencialidades, promovendo uma compreensão interdisciplinar.

Elciane Prates - CRP 08/18436
Psicam – Clínica de Psicologia Integrada com Abordagem Múltipla
Avenida Higienópolis, 70, sala 73, 
Londrina PR | (43) 3028-0805

 

Psicologia, Elciane Prates, Psicam, Infância, Fortalecimento Emocional Infantil, Terapia EMDR, EMDR Londrina
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Ortomoléculas e enzimas a favor da beleza
  2. Carboxiterapia na Estética
  3. CLaCS: o futuro do tratamento de varizes
  4. Aprovado novo tratamento para doença de Crohn no...
  5. Temas desconcertantes incomodam