Revista Sucesso - O ambiente de trabalho na Agenda de Casa

Revista Sucesso

Atualizado em 10/05/2018

Empresas e negócios

O ambiente de trabalho na Agenda de Casa

O ambiente de trabalho da Agenda de Casa é o home office.

Da redação

O ambiente de trabalho da Agenda de Casa é o home office, que em casa é chamado carinhosamente de sala de estudos. Esse título surgiu pelo fato de ser um espaço múltiplo, pois durante muitos anos atendeu a vários estudantes em níveis de ensino bem diversificados.

Saudade do tempo em que eu fazia muito mais coisas e parece que dava conta de tudo. A sala de estudos era o espaço onde as crianças jogavam vídeo game, estudavam, e onde eu ficava durante algumas horas do dia, estudando, preparando aulas, escrevendo e organizando minha Agenda de Casa.

A sala de estudos era o espaço de convivência da família, depois da sala de TV e da sala de jantar era o espaço mais concorrido do apartamento. E como tinha coisas naquele armário que ia do piso ao teto, embutido e cheio de prateleiras, guardava tudo. Mas tinha muita coisa mesmo entre livros e livros, cadernos, provas e muitos papéis e material de escritório. Por mais que se arrumava, sempre tinha material de alguém sobrando esparramado em algum lugar.

Algumas pessoas chamam seu ambiente de trabalho doméstico de escritório ou biblioteca, outros chamam de sala de costura, pintura, atelier, outros ainda, de canto de trabalho, de leitura, canto do crochê, canto de arte ou canto da bagunça. Não importa o nome que seu ambiente de trabalho recebeu ao longo de sua existência, ele sempre vai requerer cuidados específicos para não virar o caos.

O que importa no ambiente de trabalho em cada caso, sejam papéis, ferramentas, tintas, peças, utensílios ou outros objetos e equipamentos, é que você considere três itens principais para que o caos nunca se estabeleça: organização, limpeza e manutenção. Comece hoje e deixe seu ambiente de trabalho muito mais agradável. A receita é simples, confira o passo a passo.

Organização

Separe os objetos úteis. Retire e providencie o conserto de tudo que não está funcionando. Verifique e avalie o custo-benefício de cada conserto. Descarte o que não serve mais - experimente reaproveitar objetos em outro lugar, mudando o objeto de função, como potes com tampas para guardar objetos pequenos; sacos transparentes para acondicionar papéis, capas de almofadas para guardar tecidos; revistas e papéis servem para encapar caixas. Doe somente peças e equipamentos bons e em funcionamento, que alguém gostaria de usar, jamais doe peças sem condições de uso imediato. Jogue fora o que é lixo. Guarde o que ficou em lugares inapropriados. Se ficar algo que você não conseguiu decidir, guarde em uma única caixa etiquetada “para decidir depois” e lacre a caixa. Se após um ano você não precisar de nada que está lá dentro, é certo que não vai precisar. Descarte sem medo.

Limpeza

Depois da organização, antes de guardar seus objetos, faça uma limpeza nos armários, prateleiras, gavetas e deixe secar bem. Faça o mesmo com as caixas e os objetos que decidir guardar. A limpeza deve ser feita com um pano levemente úmido em água com algumas gotas de detergente neutro e outro pano seco.

Manutenção

Faça a organização e limpeza periódica de seus pertences para manter a beleza e a durabilidade dos objetos. Utilize produtos adequados e leia sempre o rótulo antes de aplicar qualquer produto. Geralmente, com apenas 15 minutos por semana a gente consegue fazer a manutenção do ambiente de trabalho se procurar manter organizado todos os dias.

Comece no sentido horário para não se perder, Organize e limpe um móvel de cada vez, uma prateleira, uma gaveta ou um espaço de cada vez. Não misture tudo. Posso afirmar que em qualquer situação, com uma pessoa ou com a família toda, o segredo do espaço de trabalho é a manutenção da organização e a limpeza. Cuidando de uma coisa de cada vez, tudo pode se manter em ordem sempre. Toda semana gasto alguns minutos vasculhando a sala para retirar caixas, papéis e outros itens que não se utiliza mais. Iniciar a limpeza pelo descarte é sempre bom para não acumular coisas desnecessárias.

Home office, ambiente de trabalho, organização doméstica
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. A copa e o desenvolvimento humano
  2. Aprecie o desconforto
  3. A inequidade não favorece o desenvolvimento...
  4. Pharmadelle também na Gleba Palhano
  5. 2ª Convenção BWT Operadora