Revista Sucesso

Atualizado em 27/10/2016

Tratamentos

Nutrição, saúde e estética

Nutricionista Andrieli Botton fala sobre o efeito dos nutrientes nos processos inflamatórios do organismo

Da redação

Nossa saúde é modulada por processos inflamatórios que, quando em desordem, instalam-se em nossos organismos de forma crônica, desencadeando uma série de sintomas, como acne, descamação de unhas, problemas na pele e nos cabelos, gordura localizada e até a tão temida celulite. É o que explica a nutricionista Andrieli Botton, da Clínica Cinagawa. “A base da nossa saúde é a flora intestinal. Para uma composição corporal adequada, que é o objetivo de grande parte das pessoas, é necessária uma boa nutrição, dando preferência a alimentos anti-inflamatórios em detrimento dos pró-inflamatórios”, afirma. Especialista em nutrição clínica e alimentos funcionais, Andrieli é mestranda em exercício físico na promoção da saúde e docente nos cursos de nutrição e educação física.

A especialista explica que nutrientes pró-inflamatórios são aqueles que provocam ou potencializam o processo inflamatório, prejudicando a reparação dos tecidos, a regeneração da pele e a reprodução do colágeno natural, entre outros efeitos nocivos. “Entre eles, destacam-se carboidratos simples, lipídios quando em excesso e principalmente a gordura hidrogenada”. Já os nutrientes anti-inflamatórios, que agem modulando os processos inflamatórios – como vitamina C, magnésio, zinco e ômega 3 – são aqueles encontrados em frutas, legumes, vegetais verde-escuros e oleaginosas, principalmente. “Em algumas situações, é possível corrigir a desordem só na alimentação; em outros, é necessária a suplementação”, explica a nutricionista. Segundo a profissional, é importante ressaltar que não há dietas específicas para algum ponto estético, como pele ou cabelos. É preciso que haja uma boa nutrição completa, que integre todas as necessidades nutricionais, considerando a individualidade biológica de cada um. “Para cada pessoa, há quantidades específicas de alimentos, horários em que devem ser ingeridos, combinações de nutrientes a serem evitados ou preferidos”, afirma. A profissional alerta ainda para a enxurrada de ‘dietas milagrosas’ divulgadas de forma irresponsável nas redes sociais. “Dietas restritivas tendem a prejudicar o organismo. Hoje em dia há muitos modismos quando o assunto é nutrição”.

Andrieli destaca ainda que a ingestão hídrica é tão fundamental quanto a boa alimentação. De acordo com a profissional, recomenda-se para pessoas saudáveis a ingestão mínima de 1 ml de água para cada caloria ingerida ao dia. “Considerando uma dieta diária de 2 mil calorias, devem ser ingeridos dois litros de água”, aponta.

Cinagawa Clínica e Cirurgia Ortopédica
Andrieli Botton, nutricionista
Rua Senador Souza Naves, 1283
Londrina-PR (43) 3323-9630

nutrição, saúde, estética, alimentação
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