Revista Sucesso

Atualizado em 05/10/2017

Profissionais de destaque

Mas, afinal, como ter êxito como mãe e profissional?

A advogada Ana Paula Delgado Barroso conta como conciliou sua trajetória profissional e a maternidade, apesar das dificuldades e preconceitos sociais

Da redação

Ana Paula Delgado de Souza Barroso vislumbrou no Direito o desejo de fazer justiça, tornar-se independente e obter sucesso profissional. “Nunca me conformei com minha condição social, sempre busquei evoluir e sabia que somente através dos estudos eu alcançaria uma vida financeira estável”, conta.

A advogada valoriza a educação moral que recebeu de seus pais com ênfase no respeito às pessoas mais velhas, na luta diária e na honestidade, valor que trouxe de sua origem simples. Ana Paula, que na adolescência ajudava a mãe a vender coxinha para sustentar a família, mudou-se para Londrina vislumbrando oportunidade de estudar e crescer e, hoje, aos 41 anos, conta sua história de sucesso.

História

Graduada em Direito e especialista em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), Ana Paula conta que quando entrou na faculdade, em 1995, almejava, além da teoria, experiência na área. Como era uma aluna muito interessada nas aulas, foi indicada por um professor e iniciou estágio com o Dr. Jeferson do Carmo Assis, do escritório com mesmo nome, logo no primeiro ano da faculdade. Após a graduação, permaneceu no escritório como advogada associada até que em 2005 recebeu o convite para entrar na sociedade, mesmo ano em que também se tornou mãe pela primeira vez.

Ser Mãe

“No começo da sociedade, iniciei também minha vida de mãe. Eu trabalhava muito e tinha dúvidas sobre como conciliar a responsabilidade de ser mãe e trabalhar fora, administrando processos e clientes”, relembra Ana Paula Barroso, hoje mãe de três meninos: Leonardo, Eduardo e Bernardo.

Ana Paula lembra com carinho e admiração os ensinamentos que recebeu de seus pais e confessa que hoje se vê como reflexo de sua mãe. “Eu passei a entender melhor e respeitar mais ainda a minha mãe quando eu me tornei mãe  e, hoje, estou repassando muitos desses ensinamentos aos meus filhos”.

Mas, afinal, como ter êxito como mãe e profissional? A advogada explica que sempre teve o apoio do marido, Elton Alaver Barroso, também advogado, e que aprendeu a conciliar trabalho e família sem se culpar. “As mães de hoje se culpam muito por trabalhar, quando não trabalham, se culpam por ficarem em casa; a sociedade impõe essa culpa sobre as mulheres. A questão não é a quantidade de tempo, mas a qualidade de tempo que ficamos com os nossos filhos”, diz Ana Paula.

“Quando coloquei meu filho no berçário, percebi que ele não me amaria menos por eu trabalhar fora. Então, eu sempre lidei com a culpa, entendendo que eu estou trabalhando para dar o melhor para eles e dando o melhor de mim.” Ela conta ainda que na educação dos filhos não tem medo de dizer NÃO, porque acredita que impor limites é essencial para a formação do caráter deles.


Ser empreendedora

Foi muito importante para sua vida ter passado por um processo de crescimento no escritório. “Hoje sei valorizar a condição de quem está começando, acredito que moldar o estagiário desde o começo eleva as chances de dar certo”, analisa.

“É difícil o advogado ter essa visão empreendedora. Ser empresário na nossa área é mais complicado. Inovamos em outras regiões, abrindo escritórios sempre começando do zero, sempre mantendo a qualidade do trabalho e confiando nos colaboradores”, explica Ana Paula, demonstrando sempre exigência, cobrada de si própria, no âmbito profissional.

Como sócia-proprietária junto com o marido do escritório Barroso & Barroso – Sociedade de Advogados, Ana Paula conta como o escritório cresceu em Londrina e região e como abriu junto com os advogados Lucas Resende Alaver e Glauber Albieri Vieira o escritório Alaver, Barroso & Vieira – Sociedade de Advogados, na cidade de Santos desde 2009, em São Paulo, a partir de 2011, e em Balneário Camboriú, há três anos. “Hoje a tecnologia permite um sistema integrado, dando acesso a todos os escritórios, dessa forma é possível manter o nível de qualidade e o mesmo padrão em todos, como marca da empresa”, finaliza.

Ana Paula Delgado de Souza Barroso
Barroso & Barroso – Sociedade de Advogados
Av. Paraná, 343 – Salas 606/607
(43) 2101-7500 // (43) 99991-8720

Alaver Barroso & Vieira – Sociedade de Advogados
Praça Dr. João Mendes, 42, conj 203, São Paulo, SP

Ana Paula Delgado de Souza Barroso, Alaver Barroso & Vieira, Barroso & Barroso, Advogada Londrina, Direito Londrina, mães e profissionais, editora sucesso, revista sucesso
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Atendimento integral para seu pet
  2. Life Coaching
  3. Micropigmentação e fotodepilação definitiva
  4. Terapia Holística, da antiguidade até os dias...
  5. A família como base social