Revista Sucesso

Atualizado em 29/08/2016

Saúde

Manipulação na nutrição esportiva

Fórmulas personalizadas garantem aumento de desempenho e rendimento para praticantes de esportes

Da redação

Frequentemente, os atletas e praticantes de atividades físicas em geral buscam alternativas na alimentação para aumentar sua performance e rendimento. Nesse sentido, a suplementação alimentar pode ser uma grande aliada, desde que realizada com orientação de profissional especializado, como o nutricionista, considerando a individualidade bioquímica de cada indivíduo e os níveis seguros de ingestão de cada nutriente. Segundo a farmacêutica e bioquímica Claudia Hashimoto, da Botanical Farmácia de Manipulação, além de aumentar a performance, a suplementação esportiva tem papel fundamental para o reforço imunológico e no equilíbrio nutricional. “Na manipulação, conseguimos montar formas personalizadas, atendendo as necessidades específicas de cada indivíduo, combinando suplementos, vitaminas e antioxidantes para melhorar o desempenho”, afirma. Além dos mais procurados Whey Protein e caseína, que também podem ser manipulados, Claudia cita alguns dos suplementos mais utilizados por desportistas:

  • Creatina: um dos ergogênicos mais extensivamente estudados, tem demonstrado aumentar a força e melhorar a composição corporal na maioria dos indivíduos, quando combinada com exercícios;
  • Cafeína: quando consumida em dosagens regulares, provoca aumento do estado de vigília, diminuição da sonolência, alívio da fadiga, diurese e aumento da respiração, da frequência cardíaca e do metabolismo. Quando ingerida antes do treino, a cafeína pode exercer efeitos ergogênicos, melhorando a performance durante o exercício físico.
  • L glutamina: é o aminoácido livre mais abundante no tecido muscular. Além de atuar como nutriente (energético) para as células imunológicas, apresenta uma importante função anabólica promovendo o crescimento muscular.
  • BCAA: aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs) demonstraram que a suplementação destes pode resultar em um aumento da síntese de proteínas e da massa magra corporal em praticantes de exercícios de resistência. A inclusão de BCAAs antes ou após o exercício ajuda o corpo a manter um saldo positivo de nitrogênio, favorecendo o crescimento muscular.
  • L citrulina: melhora a performance no exercício de alta intensidade;
  • Vitaminas: complexo B, Vitamina C, Vitamina E, Vitamina B5, Vitamina D;
  • Minerais: zinco, magnésio, selênio, ferro, cobre;
  • Coenzima Q10: desempenha um papel fundamental na produção de energia nas mitocôndrias e previne ataques dos radicais livres;
  • Fitoterápicos: Tribulus terrestres, Rhodiola rósea, Ginseng, turkesterona.

Botanical Farmácia de Manipulação
Rua Professor João Cândido, 1333, Londrina PR
(43) 3344-1333

 

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