Revista Sucesso

Atualizado em 09/11/2016

Saúde

Mamografia é um exame fundamental para a mulher

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia

Da redação

 

A mamografia é um dos exames mais importantes para o público feminino e deve ser realizada anualmente. O procedimento pode ajudar as mulheres a detectar o câncer de mama precocemente e contribuir para o tratamento da doença. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), as formas mais eficazes para a detecção precoce do câncer de mama são o exame clínico e a mamografia. Na clínica MP Diagnósticos, em Londrina, o exame é realizado por profissionais experientes e capacitados, com o apoio de um mamógrafo digital, uma tecnologia moderna que ajuda a diagnosticar a doença com mais precisão.

Se diagnosticado e tratado oportunamente, o câncer de mama tem prognóstico bom. Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. O Exame Clínico de Mamas, indica o instituto, pode detectar tumor de até 1 centímetro, se superficial. Já a mamografia permite a detecção precoce do câncer, ao mostrar lesões em fase inicial e muito pequenas.

A mamografia é um exame simples, apesar de causar certo incômodo para a paciente, mas que deve ser feito por profissionais preparados que possam conduzir o procedimento de forma adequada para evitar problemas com o diagnóstico. 

Para maior precisão, em alguns casos, é importante que a paciente realize procedimentos complementares, como a ultrassonografia e a ressonância magnética de mama. Além disso, o médico ainda pode pedir que a mamografia seja refeita, com a intenção de buscar aprofundamento do diagnóstico. O procedimento de revisão do exame é considerado normal.

Uma boa notícia para as mulheres é que a tecnologia tem aprimorado cada vez mais e colaborado para a realização dos exames e do diagnóstico mais preciso e aproximado do câncer. Um exemplo é o mamógrafo digital, que possibilita identificar e avaliar a lesão com mais nitidez. Na MP Diagnósticos, após o exame por meio do mamógrafo digital, é feita a análise do procedimento pelo computador, com tela de alta resolução, própria para a mama e que oferece resolução melhor e com mais nitidez. A MP foi a primeira clínica em Londrina a oferecer essa tecnologia e tem expertise na realização do exame. A mamografia digital é uma evolução e entre as vantagens permite o armazenamento das imagens em arquivo digital, melhor visualização da mama com diferentes contrastes, melhorando o diagnóstico.

MP Diagnósticos
Av. Bandeirantes, 556 - Londrina PR
(43) 3027-8300

mamografia, câncer de mama, prevenção, exame, mp diagnósticos, diagnóstico
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Cuidados com a saúde não devem ser...
  2. Como os mais velhos podem blindar suas emoções...
  3. Cardiopatia congênita afeta 29 mil crianças/ano...
  4. Dores crônicas têm impacto direto na saúde e...
  5. Dores nos ombros: o que pode ser?