Revista Sucesso

Atualizado em 26/10/2016

Tratamentos

Mais prevenção, mais saúde

Exames preventivos devem fazer parte da rotina de toda mulher

Da redação

Realizar anualmente os exames preventivos faz parte da rotina de toda mulher preocupada com a própria saúde. O check-up anual é fundamental para descobrir precocemente doenças que podem ser tratadas quando diagnosticadas no início.

A consulta ginecológica é o primeiro passo e uma ótima maneira de saber mais sobre o próprio corpo, funcionamento do aparelho reprodutor, possíveis alterações hormonais, métodos contraceptivos e doenças sexualmente transmissíveis. Entre os exames que são feitos no consultório, está o Papanicolau, usado no rastreamento do câncer de colo de útero. Exames de laboratório como glicemia, colesterol, frações do colesterol e triglicerídeos também são procedimentos importantes, que podem ser solicitados pelo médico e que ajudam a analisar taxas de açúcar e frações de gorduras no sangue, contribuindo para o diagnóstico de doenças como o diabetes.

Os exames de imagem também são fundamentais para a prevenção de doenças que mais acometem mulheres e precisam entrar na lista de prevenção. A densitometria óssea na pré e pós-menopausa é um procedimento importante para a prevenção da osteoporose, pois ajuda a detectar a redução de massa óssea de maneira precoce e precisa. Além disso, o exame permite analisar com precisão a massa muscular e de gordura corporal e oferece ao médico um retrato mais preciso da composição corporal do paciente. O Índice de Massa Corporal (IMC) é um método utilizado para a classificação e monitoramento do estado nutricional do paciente.

Outra avaliação por imagem muito importante é a mamografia, que permite a detecção precoce do câncer de mama, ao mostrar lesões em fase inicial muito pequenas. A mamografia deve ser realizada anualmente a partir dos 40 anos. Dependendo do resultado, o médico pode pedir exames complementares como ultrassonografia, cintilografia e até mesmo uma biópsia.

O ultrassom pode ser solicitado tanto para complementar o exame de mamografia como para identificar possíveis alterações no aparelho reprodutor e na pélvis. As mulheres fumantes devem ter uma preocupação extra com os pulmões, realizando raio-x de tórax, que permite observar imagens do coração, vias aéreas, vasos e ossos da coluna vertebral.

A realização dos exames preventivos é fundamental para garantir saúde e qualidade de vida. Boa alimentação e prática regular de atividades físicas são outras recomendações importantes para viver mais e melhor.

MP DIAGNÓSTICOS
Av. Bandeirantes, 556
(43) 3027-8300 - Londrina PR

prevenção, saúde da mulher, exames preventivos, check-up
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Cursos de estética com prática e certificação
  2. Tratamento mega redutor de gordura localizada e...
  3. Mamografia no Brasil: o pior cenário dos...
  4. Entenda como o ômega 3 pode ajudar quem tem...
  5. Varizes são um problema de saúde: conheça os...