Revista Sucesso

Atualizado em 04/04/2017

Estilo de vida

Look verão, como não abrir mão do estilo clássico?

Aprenda a escolher tecido e combinações leves para se vestir bem nessa estação.

Da redação

Quando se trata de moda masculina, versatilidade é uma palavra chave na hora de compor os looks e os estilos mais usados pelos homens. Assim, há a junção de clássico e moderno, tudo para deixá-los mais confortáveis ao se vestir em qualquer ocasião, inclusive em eventos formais.

Conforto e praticidade são as palavras que buscamos na hora de compor um look para o dia a dia, já que estamos cada vez mais corridos. No entanto, mesmo em tempos velozes, o estilo clássico permanece nos closets masculinos. Só que desta vez, de uma forma repaginada. Pensando nisso, nós do Portal Nó de Gravata separamos algumas dicas para você abusar do clássico nesse verão.

Como usar as camisas?

Se você for um desses homens que não consegue abrir mão da suas camisas, e não desiste delas nem mesmo com as temperaturas elevadas, então essas dicas são para você.

Tanto se você quiser optar pelas camisas de manga curta ou ainda continuar com as tradicionais de manga longa, escolha sempre um tecido leve. O algodão é uma boa opção, principalmente se ele for o egípcio, que contém um fio mais fino e, ainda assim, mais resistente. Outro tipo de algodão nobre é o Pima, originário do Peru, ele também proporciona peças confortáveis e leves.

Por ser uma fibra natural, ele ajuda muito no calor do verão. Porém, na hora da compra, fique alerta para ver se não há outras fibras sintéticas misturadas com a finalidade de dar maior brilho ou estrutura ao tecido, isso pode deixar a peça quente. Na dúvida, vista-a sempre para sentir se o blend vai funcionar.

Outro conselho é escolher as peças mais soltas. Entretanto, sempre prestando atenção no caimento, nada de peças largonas estilo Charlie Herper. Escolha aquelas que se ajustam no corpo, sem marcar. 

E o terno?

Existem muitos trabalhos em que o uso de roupa social é obrigatório e, mesmo no verão, alguns homens precisam usar a vestimenta completa. Para isso, a principal dica é de novo na hora da escolha do tecido.

A melhor opção – da qual já até falamos aqui – ainda é a lã fria. Um isolante térmico que proporciona a confecção de ternos de qualidade e caimento perfeito. O tecido é frio no verão e deixa seu corpo até 8 graus mais fresco.

Outra opção é o linho. Por ser um tecido natural, permite que a pele respire bem, deixando o corpo mais fresco. Há quem afirme ser um material muito pesado para a vestimenta do verão, o que é um grande erro, pois é só escolher uma peça com tecido leve para resolver isso.

Bermuda com camisa pode?

Tanto para um visual mais classudo, quanto para ser usado num look casual, a combinação da camisa mais bermuda – ou short – não só pode, como é perfeita para a estação.

Se você quiser algo mais sofisticado, procure combinar as vestes fazendo contrastes óbvios de claro e escuro, finalizando o look com calçados mais clássicos. O uso de estampas pode deixar o look mais divertido e, junto ao calçado casual, vai te deixar descolado.

E as calças?

Troque seu jeans por sarja – outra proposta que já retratamos no Portal – o calor é a desculpa perfeita para você apostar na sarja. O tecido que deixou de ser fabricado apenas com lã recebe misturas de fibras sintéticas, microfibras e poliéster, transformando-o em um tecido leve, excelente escolha para os dias quentes.

Além disso, ele ainda é encontrado em diversos caimentos, tons e lavagens, o que permite inúmeras combinações e formas de uso. Do formal ao informal, essa peça vai virar chave no seu guarda-roupa.

Para conferir mais materiais de moda, entretenimento e estilo de vida acesse o portalnodegravata.com.br e aprenda mais sobre o cotidiano masculino.

Eduardo Bieluczyk
Jornalista e Blogger no Portal Nó de Gravata
Colunista da Revista Sucesso

> Veja mais textos do colunista aqui

moda
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. “A fotografia é como um pedaço de mim que...
  2. Consciência corporal, respiração e postura de...
  3. A Amazônia: Pulmão do Mundo ou Diferencial do...
  4. O Mundo Político no Cinema
  5. Qual o futuro das livrarias no Brasil?