Revista Sucesso

Atualizado em 31/01/2018

Estilo de vida

Lendo entendemos que nossa visão de mundo não é única

É possível descobrir muito sobre a forma como a sociedade de uma determinada época vivia e se comportava através dos livros publicados em certos momentos históricos.

Da redação


Uma das facetas mais importantes da arte literária é a forma como os seus títulos acompanham as mudanças sociais. É possível descobrir muito sobre a forma como a sociedade de uma determinada época vivia e se comportava através dos livros publicados em certos momentos históricos. Ainda mais, pois quando lemos histórias de ficção que foram escritas em outras épocas, conhecemos mais sobre seus anseios e sobre o que esperam do futuro através da imaginação do autor.

Num momento mais recente, a literatura busca discutir temas que a sociedade tem trazido à tona. Alguns títulos um pouco mais antigos também voltam para fomentar discussões sobre temas como o papel da mulher na sociedade ou então autoimagem, racismo e depressão.

Tais temas têm marcado bastante presença também nos títulos direcionados ao chamado público jovem adulto. Discutir sobre imagem corporal e como os padrões impostos pela mídia afetam diretamente os adolescentes e jovens é de uma importância indiscutível. Quando adolescentes leem livros com protagonistas com os quais conseguem se identificar, encontram ali uma forma de refletir sobre si mesmos e sobre como a maneira como se veem tem influência sobre como agem.

Claro, esse tipo de discussão é também importante para o leitor adulto. A literatura acaba sendo um portal e através dela é possível fomentar discussões relacionadas à política e acontecimentos globais.
Ler é importante. As reflexões e discussões trazidas pelas histórias, mesmo aquelas ficcionais, acabam por ampliar horizontes e oferecem novas maneiras de se encarar situações. Ao nos apresentar situações de outras pessoas, somos capazes de sentir empatia e entender que nossa visão de mundo não é única.

Espero que as suas leituras desse ano que começou o levem a novos mundos e a novas situações. Pois só dessa maneira os livros valem a pena.

Mariana Maiz Pirolo
Blog Pequenos Retalhos
Colunista Revista Sucesso

> Veja mais posts da colunista aqui

Ler, leitura, Mariana Maiz Pirolo, Pequenos Retalhos, Editora Sucesso, Revista Sucesso, Revista Bem-estar, Colunista, Cultura
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Sesi Cultura leva “Contos do Mar” a 13...
  2. Mutirão de antenistas fará instalação...
  3. Obras de Tennessee Williams no cinema, em ...
  4. Um mergulho nas artes é o presente do Sesi para...
  5. As melhores adaptações do cinema