Revista Sucesso

Atualizado em

Estilo de vida

Instalação sonora interativa é exposta no Sesi Londrina

Exposição Ruidógrafo conta com a intervenção dos visitantes para a produção de desenhos e sons

Da redação

A exposição Ruidógrafo promete surpreender os londrinenses durante os meses de agosto e setembro, no Sesi Londrina. Quem espera apenas circular por um salão e parar diante de algumas obras para as contemplar, vai vivenciar uma nova experiência. Isso porque Ruidógrafo é, na verdade, uma instalação sonora. Por meio dela, os visitantes podem acionar um botão que dispara sons e movimenta canetas, produzindo, assim, desenhos abstratos autorais que podem ser levados pra casa. A obra, que já fez sucesso entre adultos e crianças no Uruguai, fica exposta no Centro Cultural SESI/AML até o dia 10 de setembro.

Ruidógrafo surgiu da pesquisa do artista sonoro e músico improvisador Marcelo Armani. Gaúcho, em 2016 ele participou de uma residência artística chamada Sala Taller IV, no Espacio de Arte Contemporáneo de Montevidéu, onde foi gerada a instalação exposta no Sesi Londrina. “A interação com o público funcionou muito bem no Uruguai, em especial entre as crianças, que participam do processo com muita empolgação. Acredito que em Londrina o mesmo se dará”, explica Marcelo.

 A estrutura da instalação sonora é composta por alto-falantes, amplificador, botão e canetas montadas sob uma mesa. “Essa estrutura é utilizada para produzir os desenhos de ordem abstrata e aleatória a partir da reprodução de paisagens sonoras e da composição de peças criadas pela síntese de áudio. A ideia é expressar relações incidentais entre o tempo, a frequência, o silêncio e a amplitude”, esclarece o artista.

 Além da instalação interativa, serão expostos desenhos de autoria de Marcelo Armani que foram elaborados por meio da estrutura exposta a fim de inspirar os visitantes a produzirem as suas próprias obras.

 Serviço:
Instalação Sonora “Ruidógrafo”, de Marcelo Armani
Data: de 10/08 a 10/09
Horário: de terça a sábado, das 13h às 22h
Classificação: Livre
Valor: Gratuito
Local: Centro Cultural SESI/AML
Endereço: Rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130 – Centro
Contato: (43) 3322-3231

Fonte: Redação com Assessoria de Imprensa

Instalação sonora interativa, Sesi Londrina, Ruidógrafo, Ruidógrafo Londrina
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. 37º Curso de Marcenaria para Mulheres
  2. 17ª Edição da Feira Madá em Londrina
  3. Evento gratuito em Londrina vai tratar de...
  4. Além do nosso campo de visão
  5. Seu Café, à Prova de Balas