Revista Sucesso

Atualizado em 14/05/2018

Saúde

Implantes Dentários

O paciente que tem o desejo de colocar um implante dentário deve primeiramente procurar um dentista especialista na área

Da redação


Muito utilizado nos dias atuais, o implante dentário é o procedimento mais indicado para reposição de dentes que foram perdidos ou estão comprometidos, eliminar próteses removíveis que estão desconfortáveis ou até mesmo causando lesões na mucosa bucal, buscando uma reabilitação funcional e estética, a fim de possibilitar uma qualidade de vida e uma estética ótima aos nossos pacientes. O tratamento consiste na utilização de pinos (implantes feitos de titânio), um material que possui a peculiaridade de promover uma fixação ao osso (osseointegração).

O paciente que tem o desejo de colocar um implante dentário deve primeiramente procurar um dentista especialista na área, profissional capacitado que fará o exame clínico inicial e poderá responder a quaisquer dúvidas sobre o procedimento. Nessa mesma consulta o profissional irá solicitar exames complementares como a radiografia panorâmica ou, em alguns casos, a tomografia, ambos os exames de imagens que auxiliam o planejamento do caso.

A cirurgia para instalação dos implantes é previsível e tranquila, com o planejamento e diagnóstico corretos sendo feitos anteriormente. A anestesia utilizada é local, sendo  da mesma forma convencional utilizada no consultório. Cada paciente pode ter reações distintas no pós-operatório, sendo a recuperação rápida e tranquila, com as medicações antibióticas, anti-inflamatórias e analgésicas.

Pacientes que perderam os dentes há muito tempo, dentes trincados, com lesões grandes ou até vitimas de traumas ou acidentes, podem apresentar um quadro de perda óssea. Nesses casos, previamente à instalação dos implantes, pode haver a necessidade de realizar enxerto ósseo para que a posterior instalação dos implantes seja correta. Para tal procedimento, o profissional deve avaliar o caso do paciente em questão, e pode ser utilizado tanto o osso autógeno, que é retirado do próprio paciente, quanto o osso alógeno, ou osso sintético, sendo a escolha dependente do diagnóstico e planejamento do caso. O pós-operatório em ambos os tipos de origem do enxerto ósseo costumam ser tranquilos.

Quanto ao tempo para serem colocadas as próteses sobre os implantes, existem duas possibilidades: a carga tardia e a carga imediata. Na carga tardia, o profissional deve aguardar entre 3 e 6 meses em média desde a instalação dos implantes até o início do processo de moldagem e instalação da prótese sobre o implante, pois este é o tempo necessário para haver a osseointegração dos implantes. Já na carga imediata, a instalação da prótese sobre o implante é feita no mesmo dia da cirurgia para instalação do implante dentário, ou seja, o paciente já sai do consultório com a prótese instalada na mesma sessão.  A escolha referente ao tempo para instalação da prótese sobre o implante é feita pelo profissional, após avaliação do caso e necessidade do paciente.

A implantodontia hoje em dia é muito mais que uma especialidade, é uma arte que melhora sorrisos e a autoestima dos nossos pacientes! Aqui na Clínica Cen podemos  devolver a você aquele sorriso que você tanto espera, tanto com implantes, facetas e lentes de contato!


Tiago Felipe Maronezi, 
implantodontista - CRO/PR 24.634

Odontologia, ortodontia, Tiago Felipe Maronezi, Londrina, Clínica Cen
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Como identificar problemas no crescimento...
  2. Câncer infantojuvenil: pais devem ficar atentos...
  3. Cirurgia bariátrica: mudanças do físico ao...
  4. Fibromialgia é a maior causa de dor crônica...
  5. Brasil tem mais de 4,3 milhões de idosos com...