Revista Sucesso

Atualizado em 11/04/2017

Empresas e negócios

Gestão de conteúdo se faz com as boas histórias!

Os bons contadores de histórias e a comunicação institucional

Da redação

Desde os tempos remotos, os bons contadores de histórias são indivíduos com grande influência sobre os demais. Assim como as pessoas, as marcas e empresas que conseguem construir boas histórias e envolver pessoas são as que mais se destacam em um mercado que valoriza cada dia mais o conteúdo de marca e técnicas como a Storytelling.

Storytelling é uma palavra em inglês que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias. A técnica, bastante usada na propaganda, está cada vez mais presente na estratégia da comunicação empresarial, principalmente na construção e gestão do conteúdo de marcas. Na propaganda não existem muitas limitações criativas para Storytelling, contudo, quando falamos em gestão de conteúdo de marcas é preciso ter um pouco mais de cuidado para trabalhar de forma ética, respeitando principalmente os limites da comunicação institucional.

Há alguns anos, profissionais das áreas de relações públicas e do jornalismo têm trabalhado a comunicação institucional para construção de imagem empresarial, considerando sempre a cultura organizacional e a história das organizações para construir a percepção positiva de uma empresa.

Com a ascensão de novas mídias e o aumento de trabalhos de gestão de conteúdo de marca, temos um encontro entre a proposta livre da comunicação publicitária e o compromisso com a veracidade, trabalhado há anos pela comunicação institucional.

Na propaganda, a criatividade, os personagens e a ficção são bem aceitos. Contudo, quando se trata da história de uma marca o consumidor quer conhecer também a empresa, seus valores e sua cultura. Neste caso, uma história inventada obviamente não terá uma boa aceitação. O desafio atual para os profissionais que trabalham com conteúdo de marcas é criar boas histórias que conciliem comunicação institucional e discurso de marca, recontando a história real de uma empresa de forma criativa e interessante.

storytelling, publicidade, redes sociais, marketing, histórias, propaganda, estratégia, comunicação
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Editora Sucesso cria e implanta sites...
  2. Por um Federalismo Igualitário
  3. O Líder Antifrágil
  4. Ambientes de trabalhos felizes aumentam em 12% a...
  5. A copa e o desenvolvimento humano