Revista Sucesso

Atualizado em 10/05/2018

Estilo de vida

Futebol X Cinema, duas artes que dão certo juntas

Que tal assistir a um bom filme ou documentário sobre este esporte tão famoso no mundo inteiro?

Da redação

Ao assistir programas esportivos ouvindo as análises dos comentaristas sobre jogos de futebol, passei a entender melhor a paixão dos aficionados por esse esporte fantástico que é o futebol bem jogado com arte e com garra. O que isso tem a ver com filmes?  Respondo: a presença do esporte em muitos filmes. E já que estamos a poucas semanas da Copa do Mundo ter início, interessei-me pelo assunto e passei a procurar por filmes cuja temática fosse o futebol. e achei várias sugestões de documentários e filmes que já foram produzidos.

Entre os documentários  nacionais merecem ser citados: 

• Pelé Eterno (2004) – Dir. Aníbal Massaini Neto. Sobre as conquistas do maior jogador brasileiro de todos os tempos. 

• Fiel, Filme documentário de 2008 que conta a história do sucesso do Corinthians, sua queda e retorno ao Campeonato Brasileiro. O filme também é uma homenagem à sua torcida “Fiel”
• Zico na Rede (2009) – Dir. Paulo Roscio - Mostra gols e depoimentos de amigos, colegas e do próprio ídolo do Flamengo, e tudo o que Zico faz pelo esporte nos dias de hoje.

Dos filmes nacionais destaco: 

• O ano em que meus pais saíram de férias (2006)
– Dir. Cao Hamburger - Mostra as marcas da ditadura brasileira na vida familiar, sob o olhar de um menino mineiro em 1970, que encontra alegria ao acompanhar o desempenho da Seleção na Copa do Mundo

• Boleiros - Era uma vez o futebol (1998) – Dir. Hugo Georgetti - Comédia que retrata os chamados ''boleiros'', veteranos que formam um grupo de ex-jogadores de futebol que se reúne para relembrar antigas glórias e histórias curiosas do tempo em que ainda jogavam

• Heleno (2012) – Dir. José Henrique Fonseca. Mostra a história do habilidoso e famoso jogador Heleno de Freitas.

Entre os internacionais sugiro os filmes:

• The Arsenal Stadium Mystery, de Thorold Dickinson, de 1939, um dos primeiros longa-metragens feitos sobre o esporte, destacando o mistério que envolve uma morte em campo durante uma partida entre as equipes do Arsenal e o fictício Trojans no famoso estádio do primeiro time. Vários jogadores reais fizeram parte do elenco, nas cenas de jogo. 

• Lições de um Sonho (2011). Dir. Sebastian Grobler. Baseado em fatos reais, é um filme alemão que conta a história do professor Konrad Koch, o homem que lutou para introduzir o futebol na Alemanha nacionalista do século 19. 

• Febre de Bola (1997)  Dir. David Evans. Comédia baseada em um livro de Nick Hornby, que retrata a vida de um torcedor tão fanático pelo time inglês Arsenal, que chega a se mudar para uma rua decadente só para ser vizinho do estádio do clube. 

• À Procura de Eric (2009)  Dir. Ken Loach. Na história o ex-jogador francês Eric Cantona, lenda do Manchester United, que interpreta a si próprio, dá conselhos a um carteiro que está com a vida se despedaçando.

Então, que tal assistir a um bom filme ou documentário sobre este esporte tão famoso no mundo inteiro? Pode ser antes, durante ou depois da Copa...

Maria Christina Ribeiro Boni
Jornalista, revisora de textos e cinéfila

>Veja mais textos da colunista aqui

Futebol e Cinema, Arte, Cinema, Pelé Eterno, Filmes, Fiel, Copa do Mundo, Maria Christina Ribeiro Boni, Editora Sucesso, Sucesso Londrina, Revista Sucesso, Revista Bem-estar
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. O dia do cinema brasileiro
  2. O jeito de consumir mudou. O que o marketing e as...
  3. Peça que une poesia e infância chega ao Norte...
  4. Afinal, existe um tipo de leitura que é mais...
  5. Gleba Palhano, bairro que encanta pelo...