Revista Sucesso

Atualizado em 06/10/2017

Saúde

FPS: mitos e verdades

A esteticista Elisangela Scremin comenta sobre mitos e verdades a respeito do filtro solar

Da redação

O número do protetor solar tem relação com a cor da pele?
 Verdade. “Independente do tipo de pele, inclusive. Porém, deve-se usar sempre o filtro de no mínimo FPS 30. Para pessoas de pele mais clara, com tendência a manchas e vermelhidão, recomenda-se o uso de uma proteção superior. É importante lembrar que o produto deve ser aplicado em uma quantidade generosa por todo o corpo 30 minutos antes da exposição solar.”

Pessoas de pele negra não precisam usar protetor solar? 
Mito. "Elas também podem ter manchas na pele e contrair alguns tipos de câncer. O número do fator de proteção que essa pessoa pode usar vai depender do tempo em que ela ficará exposta ao sol. Se não souber o período, use o FPS 30, que é relativamente bom para não ter queimaduras.”

Mesmo não estando na praia, devo usar o protetor solar? 
Verdade. "Ele deve ser usado diariamente, independente de onde você esteja. O sol acelera o envelhecimento pois causa uma desestruturação no colágeno da pele, substância responsável por manter a estrutura jovem.”

O FPS 60 tem o dobro de proteção do FPS 30?
 Mito. "A diferença entre eles é muito pequena. Essa alteração aumenta apenas 4 a 5% a mais. Isso porque a quantidade usada pelos fabricantes na hora de fazer os testes é maior do que normalmente usamos. E como usamos menos, a proteção cai. Exemplo: se aplicarmos um FPS 30, ele certamente baixará para 15, ou seja, a metade. Para se ter uma ideia, uma pessoa de 60 kg, exposta a um sol de praia, teria que usar a quantidade de uma embalagem do produto a cada dois dias para ter a garantia de que aquele protetor valha os mesmos 30 de proteção. Por este motivo, quem tem pele sensível deve usar um filtro de alta proteção."

Não é possível ficar bronzeado usando protetor solar? 
Mito. "O protetor solar permite, sim, o ganho de cor. A única diferença será o tempo em que se conseguirá a tonalidade. Sem a aplicação do produto, uma pessoa chega à cor esperada em dois dias, por exemplo. Apesar disso, com um bronzeado perigoso e passageiro. Com o uso do filtro solar, ela pode levar de quatro a cinco dias, no entanto, ficará com uma cor segura e mais duradoura."

O protetor solar perde sua função quando entra em contato com a água?
 Verdade. "O produto deve ser reaplicado após cada mergulho, de duas em duas horas, ou então quando houver muita transpiração."

Boné, chapéu e guarda-sol substituem o protetor solar? 
Mito. "No entanto, são muito importantes para usar junto com o produto. Eu, às vezes, indico para os meus pacientes “mais clarinhos” o uso de camisetas que possuem filtro solar. Elas são excelentes e previnem o risco de câncer de pele, manchas e lesões.”

Não preciso usar filtro solar em dias nublados?
 Mito. "As nuvens não filtram totalmente os raios ultravioletas. A radiação é invisível, por isso, o protetor solar deve ser usado, inclusive nos dias mais cinzas, pois cerca de 40 a 60% da radiação solar atravessa as nuvens. O fator de proteção usado deve ser o mesmo de quando se está diretamente exposta ao sol."

Dica Vita Derm: Serum Fotoprotetor FPS 30 – Indicado para todos os tipos de pele.

Serum Fotoprotetor FPS 30 da Vita Derm, um hidratante facial indispensável, por estar ainda mais completo em ativos e proteção, sem abrir mão da praticidade, podendo ser levado na bolsa e reaplicado a qualquer hora. O fator de proteção UVA e UVB do Serum Fotoprotetor 30 e o produto - sua composição ativo de última geração N.tech -  são responsáveis por atuar no sistema sensorial e auxiliar contra o envelhecimento da pele e marcas de expressão.

Muito mais concentrado e com ação antioxidante, o Serum Fotoprotetor FPS 30 garante hidratação prolongada e nutrição à pele, isto porque possui vitamina E biofuncional e peptídeo biomimético. Com mais FPS e toda esta combinação em ativos e vitaminas, a nova fórmula do Serum Fotoprotetor Vita Derm proporciona bem-estar, proteção e hidratação intensiva, com EFEITO MATTE (toque seco e sem brilho). O produto é super prático e pode ser levado na bolsa para ser aplicado várias vezes ao dia, pois é semelhante a um soro com formulação rica e concentrada, facilitando a renovação contínua.

 

Elisangela Scremin
Vita Derm Londrina
WhatsApp (43) 99210220
Facebook e Instagram @VitaDermLondrina

> Para comprar os produtos, acesse o site da Mega Estética

FPS, Filtro solar, Fator de proteção solar, protetor solar, Vita Derm, Vita Derm Londrina, New face, Elisangela Scremim, Mega estética, Day Clinic, Editora Sucesso, Revista Sucesso, Revista Bem-estar
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Prevenir é a melhor conduta contra a obesidade...
  2. Angústia ou Ansiedade?
  3. Prepare-se para o verão!
  4. 8 problemas causados por excesso de exposição...
  5. Dormir mal pode aumentar chances de hipertensão