Revista Sucesso

Atualizado em 30/11/2016

Tratamentos

Fisioterapia com propósito

Centro Integrado de Fisioterapia aposta no Coaching para melhorar comunicação entre profissionais e pacientes

Da redação

Promover o bem-estar de seus pacientes, reeducando o movimento a partir de um atendimento personalizado, com profissionais qualificados e atualizados, é a missão a que se propõe o Centro Integrado de Fisioterapia. Fundado em Londrina em 1995, o centro conta atualmente com uma equipe de seis fisioterapeutas altamente especializados, e oferece atendimento em diversas áreas da fisioterapia, como ortopedia e traumatologia, reumatologia, disfunção da articulação temporomandibular (DTM), reeducação postural e dermatofuncional, utilizando técnicas de tratamento sempre atualizadas como RPG, pilates, osteopatia, terapia craniossacral e acupuntura.

Segundo a fisioterapeuta e proprietária da clínica, Angela Lima, a filosofia de atuação junto ao paciente é a de uma visão holística, que entende o paciente e seu tratamento como um todo, levando em conta o contexto que pode influenciar em sua reabilitação. “A independência do paciente, assim como a condição reabilitadora, são nosso objetivo final. E visando chegar ao lugar que almejamos, procuramos investir no treinamento dos nossos profissionais para que estejam aptos a promover uma comunicação mais eficaz com o paciente.”

Coaching em saúde

Pensando nisso, Angela implantou na clínica uma visão de trabalho baseada nos conceitos do Coaching em saúde. Esse trabalho é conduzido por Fabio Matsuzaki, fisioterapeuta e coach com formação pela Sociedade Brasileira de Coaching, que há cinco anos integra a equipe do Centro Integrado de Fisioterapia. “Iniciamos o treinamento de Coaching para a equipe há três anos e os resultados já são evidenciados no dia a dia.” Desde que esse trabalho foi iniciado, segundo Fabio, melhorou muito o entrosamento entre os profissionais. “Hoje eles têm maior consciência sobre autoconhecimento, autoestima, autoconfiança, qualidade de vida, melhora dos relacionamentos e da comunicação interpessoal, tornando-se, assim, uma equipe mais independente, proativa, motivada e preparada para desenvolver e potencializar os pontos fortes enquanto profissionais de saúde. Quanto melhor a comunicação com o paciente a respeito do seu tratamento e sua patologia, melhores serão os resultados, assim o paciente se torna parte integrada e essencial no seu processo de reabilitação”, afirma Fabio.

“Observamos no paciente uma maior motivação e comprometimento com seu tratamento, que reflete positivamente no tempo de permanência na clínica. Tudo isto só é possível quando os profissionais possuem o mesmo objetivo e visão, que é a missão Centro Integrado de Fisioterapia. Percebemos a mudança de postura dos profissionais frente aos pacientes, refletindo num ambiente de trabalho mais prazeroso e humanizado”, complementa Angela.

Segundo os fisioterapeutas, além da implantação de conceitos de Coaching, a vivência com estes elementos por meio das ferramentas, da troca de experiências de casos para fins epidemiológicos e do compartilhamento de condutas técnicas são fundamentais para assegurar o tratamento e a padronização de comportamento frente à diversidade diária de manifestação de cada cliente. Ainda com o Coaching, os profissionais criaram sinergia enquanto equipe, ampliando o vínculo de confiança entre eles. “O processo de autoconhecimento possibilitou a cada um reconhecer os limites técnicos, afinando ainda mais a sintonia em favor do cliente.”

Ao longo dos anos, a equipe do Centro Integrado de Fisioterapia trabalhou visando uma meta que acabou por ser incorporada aos hábitos e que os diferencia por promover um atendimento aconchegante e eficiente, que favorece o acolhimento e o vínculo de confiança entre paciente e profissional.

Estrutura

Com ambiente acolhedor, que também favorece o atendimento diferenciado e individualizado, uma agradável sala de espera e salas de atendimento climatizadas, o centro oferece segurança, conforto e, acima de tudo, privacidade ao paciente. As salas de cinesioterapia e o estúdio de pilates, além de amplos, contam com a excelente qualidade técnica dos profissionais e com todos os recursos necessários para melhorar o tratamento ao cliente.

Centro Integrado de Fisioterapia
Rua Montese, 53, Londrina - PR
(43) 3323-4950

fisioterapia, coaching, coach, coaching em saúde, proposta inovadora
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Cursos de estética com prática e certificação
  2. Tratamento mega redutor de gordura localizada e...
  3. Mamografia no Brasil: o pior cenário dos...
  4. Entenda como o ômega 3 pode ajudar quem tem...
  5. Varizes são um problema de saúde: conheça os...