Revista Sucesso

Atualizado em 10/11/2017

Estilo de vida

Filme Londrinense é premiado na Holanda

O longa-metragem "Leste Oeste", dirigido por Rodrigo Grota e produzido por Guilherme Peraro, conquistou um dos Prêmios Van Gogh da 8ª edição do Amsterdam Film Festival.

Da redação

Elizeo Garcia/Kinopus - Para Rodrigo Grota, na foto dirigindo a atriz Simone Iliescu,

Para Rodrigo Grota, na foto dirigindo a atriz Simone Iliescu, "um prêmio internacional não se refere somente a este filme, mas a todo um contexto cultural consolidado na cidade nos últimos anos"

O longa-metragem "Leste Oeste", dirigido por Rodrigo Grota e produzido por Guilherme Peraro, conquistou um dos Prêmios Van Gogh da 8ª edição do Amsterdam Film Festival, na Holanda. Produzido pela Kinopus Audiovisual com patrocínio da Prefeitura de Londrina via PROMIC (Programa Municipal de Incentivo à Cultura), "Leste Oeste" foi agraciado com um Prêmio Especial do Júri para Melhor Longa Dramático Internacional. Para Rodrigo Grota, diretor e roteirista do filme, um possível diferencial que tenha motivado um prêmio internacional como este, está no fato de que ele apresenta um drama familiar, com certo tom contemplativo, mas sem se tornar um filme hermético, frio e fechado em si mesmo. "Uma vez li uma frase que ficou na minha mente: 'estamos sempre voltando pra casa'. Daí comecei a imaginar a história de uma espécie de cavalheiro errante, um anti-herói, que retorna à sua cidade natal após 15 anos. Esse personagem é quase um fantasma e tramas de caráter sobrenatural sempre me interessam. A questão, portanto, do Leste, tinha esse ponto de partida: é possível reencontrar a nossa origem?" Ele ressalta também, que a qualidade dos colaboradores que participaram da produção merece destaque. "Mesmo com um orçamento reduzido, Guilherme Peraro e Roberta Takamatsu foram ótimos produtores - tudo foi feito dentro do prazo e com um padrão técnico muito elevado. O visual do filme, potencializado pela fotografia de Guilherme Gerais, mostra uma Londrina deslocada no tempo e no espaço. A trilha sonora, criada por Rodrigo Guedes, da banda Grenade, é outro elemento essencial para o filme - reforça o clima nostálgico que queríamos criar. E, por último, e não menos importante, estão os atores: creio que o trabalho de atuação de Simone Iliescu, Felipe Kannenberg, Bruno Silva e José Maschio seja a alma do filme."

MAIS PRÊMIOS

Este é o quinto prêmio recebido pelo filme, que já havia conquistado premiações em sua estreia no Cine Pe, em Recife, e em festivais nos EUA e no México. Grota conta que, para ele, além de valorizar a equipe, o prêmio valoriza também todo o contexto cultural de Londrina. "Sempre contamos com um forte apoio local, seja por parte do poder público (Promic), seja por parte da iniciativa privada e de colegas. A identidade de Londrina, ao meu ver, está fortemente associada à sua cultura, vivemos em uma cidade de vanguarda. Todo e qualquer investimento em cultura é também um investimento em Educação, com notória repercussão Social, Política e Econômica. E é por tudo isso que um prêmio internacional não se refere somente a este filme, mas a todo um contexto cultural consolidado na cidade nos últimos anos."

O filme foi rodado ao longo de duas semanas em 2014 e teve sua primeira exibição pública em 7 de maio de 2016 no Cine PE, em Recife, onde conquistou os Prêmios de Melhor Ator, para Felipe Kannenberg; e Melhor Atriz, para Simone Iliescu. Com previsão de estreia nos cinemas para o 1º semestre de 2018, Leste Oeste já participou de festivais na Inglaterra, na Polônia, na Colômbia e na Índia. A expectativa para o cinema, segundo Grota, é gigantesca. "Muita gente ainda não conseguiu ver o filme, apesar de contarmos com duas salas lotadas na noite de estreia em agosto do ano passado. Do ponto de vista restrito a Londrina, estamos muito animados, pois pela primeira vez teremos um filme nosso em cartaz, em variados horários. É um passo importante para a produção local." No Brasil, o filme foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no Festival Lume de Cinema Independente, além de outros festivais, sendo exibido em mais de 10 estados. Recentemente o filme foi finalista do Blow Up Film Fest – Chigago International Art House Film Fest.

Leste Oeste é o primeiro longa-metragem rodado em Londrina por uma equipe local, e é o primeiro longa da produtora Kinopus, que no momento finaliza o seu segundo longa para cinema: um documentário sobre o assalto ao Banestado que aconteceu em dezembro de 1987.

Fotografia: Elizeo Garcia/Kinopus

Fonte: Folha de Londrina

Filme, Cinema, Rodrigo Grota, Leste Oeste, Produção cultural, Editora Sucesso, Revista Sucesso, Revista Bem-estar
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. “A fotografia é como um pedaço de mim que...
  2. Consciência corporal, respiração e postura de...
  3. A Amazônia: Pulmão do Mundo ou Diferencial do...
  4. O Mundo Político no Cinema
  5. Qual o futuro das livrarias no Brasil?