Revista Sucesso

Atualizado em 03/07/2018

Arquitetura & decoração

Estilo Hygge, tendência para a sua casa

Inspire-se no Hygge, o estilo de vida que faz a Dinamarca ser o país mais feliz do mundo.

Da redação

Esta pequena palavra dinamarquesa, que não tem tradução exata, tenta nos explicar aquela sensação interna de paz que sempre buscamos. O conceito chamado Hygge"significa" aconchego, a arte de criar uma atmosfera simpática seja onde for, e o prazer de curtir momentos simples que prezam pelo conforto e bem estar.

Hygge é a felicidade que surge nos pequenos momentos da vida, é sentir-se acolhido, relaxado e livre. Tem a ver não apenas com coisas materiais, mas com compartilhar momentos com pessoas que gostamos ou até mesmo sozinhos.

Imagem: Eastwood Homes e Ljuvalantliv

"Normalmente são programas caseiros, sem custo e desconectados de tecnologia. Essa tendência veio da Dinamarca, país conhecido pelos altos índices de felicidade do seu povo, que defende que praticar alguns minutos de Hygge por dia, ajuda a se sentirem mais felizes" explica Silvia Scigliano, consultora certificada pelo FIT (Fashion Institute of Technology) que destaca que essa tendência também chegou na moda, em tecidos confortáveis como o moletom, fibras naturais como algodão e lã, e principalmente tricôs, sempre em cores neutras e claras.

A decoração também sofreu influências, já que a maioria dos dinamarqueses têm esses momentos dentro de suas casas, principalmente no inverno. Foi pensando exatamente nisso que a Todeschini separou 5 maneiras para você se inspirar e transformar o seu lar nesta estação com o estilo hygge. Confira:

1 – ILUMINAÇÃO NATURAL E VELAS

Imagem: Rose & Grey

No Hygge, cuidar da iluminação é imprescindível para que o ambiente seja convidativo. Velas são importantíssimas: elas trazem aconchego, intimidade; e as perfumadas, estimulam os sentidos. Alguns nórdicos acreditam que o outono e o inverno são as melhores épocas para acendê-las e ter este 'sentimento'.
A luz natural também é fundamental – preste atenção ao aproveitamento das janelas, elimine todo e qualquer adorno que impeça ou dificulte a passagem do sol durante o dia e escolha cortinas que tragam leveza.

2 – TOQUE ESPECIAL

Imagem: Storage Mart

Colocar uma boa música de fundo, flores naturais sobre uma mesa: aquele toque especial pode provocar um prazer simples e bem estar. Texturas de madeira ou pedra, lã, linho, algodão – podem aquecer o ambiente. Almofadas, itens com materiais de toque suave e confortável traduzem perfeitamente o conceito. Todos esses detalhes usando materiais naturais fazem toda diferença no estilo e trazem felicidade através da simplicidade.

3- ACONCHEGO E SIMPLICIDADE

Imagem: Istock

Comer e beber coisas gostosas como um chocolate quente, e estar próximo à natureza também fazem parte do ritual. Na Dinamarca, as pessoas usam bastante o seu tempo de maneira eficaz, seja para trabalhar ou realizar as tarefas diárias. Além disso, ter um momento para se cuidar e relaxar após as obrigações é necessário.

Dedique-se então a fazer o que você se sente bem. Este modo de vida ajuda a entender a importância da simplicidade. Leia um bom livro na cama quentinha, veja um filme com a lareira acesa, passeie com o seu cachorro e depois tome um bom chá, sem pressa. Permita-se.

É importante também criar refúgios, cantinhos com toques especiais em sua casa. E por falar nisso, malhas, almofadas e tapetes trazem mais conforto e tornam a casa mais acolhedora e convidativa para você desfrutar esses momentos.

4 – OBJETOS AFETIVOS

Imagem: Urban Barn

Que tal neste inverno resgatar lembranças, fotografias e objetos que estavam guardados em caixas e colocar à vista como parte da decoração para lembrar sempre do que te faz feliz? Separe um bibelô, um porta retrato com uma imagem que te traga uma sensação boa. Lembre-se sempre das experiências, do básico e coisas simples da vida.

5 – RECEBA OS AMIGOS

Imagem: Hygge Life

Brasileiro ama receber os amigos em qualquer época do ano, e no inverno, nada melhor do que queijos, vinhos, foundue! Mas é importante saber que o hygge pode acontecer em qualquer lugar, não em apenas em um ambiente ou em uma estação: ele pode ser aplicado um churrasco ao ar livre no verão, em um passeio pelo parque e até um jantar num restaurante.
A maioria dos dinamarqueses gosta de se reunir no conforto do seu lar, por isso, inspire-se e abra as portas da sua casa para os amigos e família sempre. Pense com carinho no menu, faça um gostoso jantar à luz das velas – coloque uma toalha bem bonita, flores na mesa e pronto! Aí está uma bela sensação de agrado!

Que tal relaxar, esquecer (por um momento que seja) as preocupações da vida? É possível ser mais feliz se apostarmos em boas experiências no dia a dia – e isso é muito hygge!

Fonte: Todeschini 

Estilo Hygge, Arquitetura, Decoração, Design de Interiores, Editora Sucesso, Sucesso Londrina, Revista Sucesso, Revista Bem-estar
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Decoração para durar para sempre
  2. Cimento queimado, concreto e tijolinhos: onde...
  3. Seis motivos para escolher um revestimento...
  4. Quartos infantis criados para incentivar...
  5. Como montar um terrário de suculentas