Revista Sucesso

Atualizado em 03/03/2017

Gastronomia

Especiarias e sua importância na Gastronomia

As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas

Da redação




As especiarias são temperos (condimentos) usados na culinária para proporcionar sabores diferentes nas comidas. Algumas especiarias também eram e ainda são utilizadas na fabricação de cosméticos, óleos e medicamentos. Possuem fundamental importância na Gastronomia, pois acrescentam e muito quando usadas na preparação dos pratos. Elas dão sabor e aroma que alteram e completam o sabor dos alimentos. Isso claro que forem bem harmonizadas…
Cada região do mundo possui a especiaria mais usada, e por isso a lista delas é extensa. Desde que use da maneira correta, as especiarias sempre irão melhorar e muito o gosto de um prato. Eis aqui algumas das especiarias usadas na gastronomia mundial.

No Furuta tem:

 Açafrão: famoso por ser um dos ingredientes da Paella, o açafrão é o pistilo da planta açafrão.
 Alecrim: erva muito aromática que possui um perfume doce e fresco. Ideal para usar com carnes, ensopados, aves, peixes e molhos.
Anato (urucum): também conhecido como urucum, é um importante ingrediente para muitas receitas, sendo matéria-prima fundamental para se obter o “colorífico” (colorau) que é uma mistura de anato com o fubá. É usado para colorir arroz, farofa, frango e picadinho de carne.
Aniz Estrelado: fruta que possui a forma de uma estrela, e possui um aroma forte e um pouco amargo. Usado para aromatizar pratos e bebidas.
Cardamomo: fruto ou semente da família do gengibre, muito usado em sopas, fígado, porco, e para aromatizar bebidas, caldos e molhos.
Coentro: Bastante parecido com a salsa, porém com odor característico. É especialmente usado no preparo de peixe, camarão, galinha e molho para salada. Também é muito usado para temperar churrasco. Sua semente pode ser usada para preparar uma infinidade de opções culinárias.
Cominho: semente marrom, com gosto forte e único, muito usada em molhos de carne, peixe, legumes, queijo e carnes.
Cúrcuma: É a raiz da planta da família do Gengibre, e possui coloração forte amarela. É conhecida também como açafrão da terra.
Curry: é uma mistura de vários condimentos, inclusive a cúrcuma. Muito usado carnes, aves, peixes, molhos, arroz e etc.
Gengibre: É uma especiaria de longa data, é considerado o tempero mais comum depois da pimenta. Apresenta sabor e cheiro fortes, podendo ser usado fresco ou em pó em inúmeros pratos, especialmente os de carne. Usado também para preparar bolos, pães, bolachas, molhos, chutney, conservas, saladas, ponches, chás e sorvetes, sendo indispensável no preparo do quentão.
Louro: folha bastante aromática, com rosto marcante, e por isso precisa ser usada com cautela. Ideal para usar no feijão, em molhos, assados e ensopados.
Manjericão: são encontradas muitas variedades de manjericão, com diferentes tamanhos, cores e aroma, sendo todas usadas para fins culinários. Muito usado na maioria das receitas que utilizam tomate, na preparação de recheios, quase todos os tipos de carnes, legumes, sopas, ovos, queijos, hambúrgueres e pizzas. Combina com outras ervas na elaboração de vários pratos.
Mostarda: É muito usada como condimento e também para fins medicinais. Existem duas variedades que são utilizadas: a amarela e a marrom. Ambas possuem sabor característico e são muito usadas no preparo de picles, legumes, carnes grelhadas, batata e repolho. É empregada às preparações tanto na forma moída ou em sementes, quanto na forma de molho.
Noz Moscada: Pode ser encontrada em semente ou em pó. Possui um gosto marcante e bastante aromático. Ideal para doces, sobremesas, bolos e até mesmo em carne.
Páprica: é o pó extraído do pimentão vermelho doce. Possui a característica de fornecer cor e sabor.
Sálvia: folha de sabor forte e único, muito usado com carnes e em molhos.
Tomilho: erva muito usada hoje em dia, que deixa um sabor marcante na comida. Ideal para molhos, carnes, peixes e aves. Combina muito bem com carne de porco.

IRMÃOS FURUTA
Mercearia, Casa de carnes e Padaria
Mercado Municipal Shangri-la, Londrina -PR
Tel: (43) 3327-2796

revista bem estar, furuta, gastronomia, especiarias, ervas
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Sal, o Melhor Tempero
  2. A menina dos seus olhos
  3. Conheça alimentos saborosos que ajudam a...
  4. Receitas veganas e saudáveis para aproveitar o...
  5. Chegada do Inverno convida para uma boa taça de...