Revista Sucesso

Atualizado em 14/11/2016

Profissionais de destaque

Especialista em odontologia veterinária destaca importância dos cuidados com saúde bucal dos PETs

Profissionais de destaque: Sônia Cavalcanti F. Filla

Da redação

Assim como nós, humanos, nossos amigos de quatro patas também requerem cuidados regulares com a saúde bucal. Sônia Cavalcanti Fatel Filla, uma das únicas médicas veterinárias especializadas na área em Londrina, destaca que a falta desses cuidados pode acarretar uma série de problemas que vão muito além do mau cheiro (halitose) na boca e podem comprometer o bem-estar dos animais domésticos. “A maioria das pessoas só traz o animal para extrair o dente, quando deveriam fazer consultas anuais e, em alguns casos, semestrais.” Formada pela UEL, especialista em clínica e cirurgia de animais de companhia pela UEL; e em odontologia veterinária pela ANCLIVEPA-SP, Sônia está desde 1995 à frente da Pró-Animal, clínica especializada no tratamento odontológico de cães, gatos e roedores, como porquinhos-da-índia, chinchilas e coelhos. Ela ressalta a importância de procurar um profissional especializado, para garantir o correto diagnóstico e tratamento mais adequado.

Tratamentos

Além do tratamento periodontal (limpeza de tártaro), a Pró-Animal oferece serviços de endodontia (tratamento de canal), restauração com resina e amálgama, cirurgias de cavidade oral, tratamentos de fratura de mandíbula e maxila e de neoplasia da cavidade oral. Entre os problemas mais comuns que acometem os cães, Sônia cita a doença periodontal (tártaro), ocasionada pela falta de higiene bucal e da realização de profilaxias anuais. “As pessoas ainda não sabem que precisam realizar a escovação diária dos PETs. Lembrando que, quanto menor o porte, mais tártaro o animal terá.” A falta de tratamento adequado, nesses casos, pode levar a quadros mais graves de gengivite, sangramentos, dor e halitose intensa, além de levar à perda do dente. No caso dos gatos, existem doenças específicas que podem levar à sintomatologia semelhante, como a gengivo-estomatite dos felinos, uma doença autoimune que causa a inflamação de toda a boca.

Radiografia intraoral de dentição canina

Quando procurar o profissional

A partir do 5º mês de vida, fase de troca de dentes, é quando é recomendada a primeira consulta dos cães ao dentista veterinário. “As raças de pequeno porte têm tendência a reter os dentes de leite, causando o que chamamos de dentição dupla. Nesse caso, é aconselhável trazer o animal para extrair os dentes de leite.” No caso dos felinos, os cuidados com a saúde bucal devem começar cedo, para que se acostumem com a manipulação da boca e permitam a escovação dentária. Além das consultas preventivas agendadas anualmente, alguns sinais podem detectar a hora de procurar o especialista: “Eles começam a comer menos, porque sentem dor ao mastigar. Preferem alimentos úmidos ou mastigam apenas de um lado, halitose intensa e salivação excessiva. O inchaço na boca também indica problemas.”

Cuidados em casa

A veterinária recomenda alguns produtos que podem auxiliar os cuidados em casa. Para a escovação diária, deve ser utilizada uma pasta dental específica, sem flúor. “Para facilitar o processo, elas vêm em sabores como frango.” A ração com princípios que ajudam a reduzir o tártaro também pode ser uma grande aliada na prevenção. “São aquelas que possuem hexametafosfato ou tripolifosfato em sua fórmula”, acrescenta Sônia.

Cirurgias

Além do atendimento clínico, Pró-Animal conta com sala de cirurgia estruturada para todos os procedimentos. “Todas as cirurgias são realizadas com anestesia inalatória (gás) e acompanhadas por anestesista.” Para auxiliar no diagnóstico e tratamento odontológico, a clínica conta com estrutura completa de um consultório odontológico, com raios-X odontológico, canetas de alta e baixa rotação, ultrassom, limas endodônticas importadas específicas para animais, fotopolimerizador, entre outros aparelhos e instrumentais odontológicos.

Pró-Animal – Clínica e Odontologia Veterinária
Av. Inglaterra, 189, Londrina-PR
(43) 3341-7331
Site: www.proanimal.vet.br / facebook.com/proanimalodontologia

odontologia animal, pet, prevenção, cuidado, saúde bucal, pró-animal
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Atendimento integral para seu pet
  2. Life Coaching
  3. Micropigmentação e fotodepilação definitiva
  4. Terapia Holística, da antiguidade até os dias...
  5. A família como base social