Revista Sucesso

Atualizado em 11/07/2017

Empresas e negócios

Endomarketing na prática

O endomarketing é uma estratégia voltada para ações internas, marketing interno, que melhora a imagem da empresa entre os colaboradores

Da redação

Enquanto com as ações de marketing a empresa melhora sua visibilidade no mercado, o endomarketing é uma das maneiras mais eficazes para reduzir a rotatividade dos funcionários e a atrair profissionais qualificados para a empresa. Portanto, o endomarketing é uma estratégia voltada para ações internas, marketing interno, que melhora a imagem da empresa entre os colaboradores. Quando os colaboradores estão mais felizes com o lugar onde trabalham, seu rendimento é melhor e trabalham mais dispostos. Isso diminui certos gastos dentro da empresa e aumenta os resultados positivos.

O maior objetivo é motivar os colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam uma parte importante dentro da empresa. Os gestores e empresas que compreendem a importância desta estratégia acabam se destacando no mercado.

Imagine-se no lugar do colaborador, como você se sentiria se fosse acolhido por uma empresa que se preocupa com as suas necessidades e sugestões para melhorar o dia a dia? Com certeza isso impacta na lealdade e compromisso que os funcionários desenvolvem com o lugar onde trabalham.

Quer colocar em prática? Acompanhe as dicas.

  • Por se tratar de um trabalho interno, primeiro que compreenda as necessidades e dificuldades de seus colaboradores, nesta fase você pode ter uma conversa com eles e conversar sobre o que acham a respeito da empresa. Mostre-se aberto a ouvir;
  •  Depois das necessidades levantadas é hora de planejar as ações que podem vir a atendê-las. Estas ações precisam trazer o colaborador cada vez mais próximo à empresa;
  • Formatar um plano de ação. Algumas ações que podem ser realizadas: Treinamentos (nivelamento), bonificação (conforme desempenho ou ação positiva), espaços de opiniões (gera comprometimento por participar), palestras motivacionais;
  • Uma vez planejada, é hora de colocá-las em prática, não se esqueça de colocar o responsável pela ação e periodicidade.
  • Por último meça o resultado das ações, faça uma pesquisa de satisfação entre os colaboradores. Desta forma permite-se analisar quais das ações surtiram mais efeito.


Vamos pensar em algumas estratégias?

  • Palestras motivacionais – pensar em temas que sejam relevantes para a equipe e que estejam dentro dos objetivos da empresa.
  • Atividades de Integração – as atividades proporcionam maior aproximação entre os funcionários e consequentemente cm a empresa. Pode ser Happy hour, festas de fim de ano, comemoração de aniversário. Ou atividades que sejam comuns entre funcionários, como grupo de corrida, futebol, xadrez.
  • Pesquisa de satisfação – forma de identificar as necessidades, atividades, conhecer a opinião do grupo sobre a empresa.
  • Benefícios aos colaboradores – como parcerias com empresas para desconto em salão, barbearia, restaurantes, entre outros. Pode-se também gerar bonificações, porém é importante criar critérios.
  • Plano de Carreira – os colaboradores ficam mais motivados por enxergar possibilidade de crescimento.
  • Elogie e agradeça – importante este hábito de reconhecimento por resultados adquiridos e agradecimento por serviços prestados, pois muito da motivação dos colaboradores não está na remuneração financeira.

 Mostrar e divulgar bons exemplos – pode-se ter uma reunião para agradecer e reconhecer estes colaboradores, assim como um painel informativo. Ou ainda criar uma premiação.

O sucesso do Endomarketing está em mostrar para os colaboradores o quão preocupada a empresa é com o seu bem-estar e condições de trabalho, fazendo com que eles se envolvam com o processo e sintam-se satisfeitos no dia a dia para trabalhar as melhorias junto à empresa.


Natasha Bacchi
Especialista em Marketing, CRM (Relacionamento com o cliente) e Vendas

> Veja mais textos da colunista aqui

Endomarketing, Empresas e negócios, Natasha Bacchi, Editora Sucesso, Revista Sucesso
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Editora Sucesso cria e implanta sites...
  2. Por um Federalismo Igualitário
  3. O Líder Antifrágil
  4. Ambientes de trabalhos felizes aumentam em 12% a...
  5. A copa e o desenvolvimento humano