Revista Sucesso

Atualizado em 01/03/2018

Estilo de vida

Em clima de Oscar: Confira filmes brasileiros que já foram indicados ao prêmio

Confira algumas produções que já concorreram ao maior prêmio do cinema mundial!

Da redação

No próximo domingo, dia 04 de março, acontece em Los Angeles na Califórnia a 90ª cerimônia do Oscar, considerada a premiação de maior prestígio do cinema mundial. Promovido pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos EUA, o evento premia anualmente as melhores produções da indústria cinematográfica e garante uma categoria para reconhecer a excelência de filmes estrangeiros, e o Brasil já esteve algumas vezes entre os indicados.

 Para celebrar os destaques do cinema brasileiro no Oscar, os alunos e professores dos cursos de cinema do Centro Europeu de Curitiba (PR), um dos mais conceituados do país, selecionaram quatro filmes nacionais que já foram indicados ao prêmio. Prepare a pipoca e confira a lista:    

1.O Pagador de Promessas (1963): 

O drama escrito e dirigido por Anselmo Duarte é baseado na peça teatral homônima de Dias Gomes e foi um dos primeiros filmes brasileiros a ser indicado a um Oscar. A obra conta a história de Zé Burro, que se vê em uma grande divergência com a igreja católica após fazer, em um terreiro de candomblé, a promessa de carregar uma imensa cruz de madeira para agradecer a cura de seu asno de estimação.

 2. O que é isso Companheiro? (1998):


Dirigido por Bruno Barreto, e baseado no livro homônimo do escritor e político Fernando Gabeira, o enredo do filme relata a história do sequestro do embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Charles Burke Elbrick, em setembro de 1969, por integrantes dos grupos guerrilheiros de esquerda MR-8 e Ação Libertadora Nacional, que lutavam contra o regime militar instaurado no país em 1964.

 3. Central do Brasil (1999):


 O drama, roteirizado por Marcos Bernstein e João Emanuel Carneiro e dirigido por Walter Salles, é estrelado por Fernanda Montenegro. A obra conta a história de Dora, uma professora aposentada que ganha a vida escrevendo cartas para pessoas analfabetas em uma estação de trens no Rio de Janeiro, e Josué, um garoto pobre que com oito anos de idade perde sua mãe em um atropelamento.

 4. Cidade de Deus (2004):


 Com direção de Fernando Meirelles, o filme é uma adaptação do livro “Cidade de Deus”, de Paulo Lins, e acompanha o drama de Buscapé,  um jovem pobre, negro e muito sensível, morador da favela Cidade de Deus nos anos 60 que cresce em um universo de muita violência e acaba desviando do mundo do crime por conta de seu talento como fotógrafo.

Fonte: P+G Comunicação Integrada

Oscar, Filme Nacional, Cinema, Editora Sucesso, Sucesso Londrina, Revista Sucesso, Revista Bem-estar
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. O dia do cinema brasileiro
  2. O jeito de consumir mudou. O que o marketing e as...
  3. Peça que une poesia e infância chega ao Norte...
  4. Futebol X Cinema, duas artes que dão certo...
  5. Afinal, existe um tipo de leitura que é mais...