Revista Sucesso

Atualizado em 01/12/2016

Estilo de vida

Elixir Maltado: o oásis dos cervejeiros

Especializada em cervejas artesanais, loja londrinense ajuda a difundir cultura cervejeira através de eventos e workshops

Da redação

Fiel à sua proposta de difundir a cultura cervejeira e proporcionar aos apreciadores dessa bebida a oportunidade de experimentar marcas diferentes das tradicionais, a Elixir Maltado já conta com uma extensa e diversificada carta de cervejas artesanais. São em torno de 140 rótulos, que contemplam mais de 50 estilos da bebida, dentre cervejarias nacionais e internacionais, muitos deles premiados em festivais dentro e fora do Brasil. Segundo os sócios-fundadores da loja – os engenheiros Rodrigo Galli, Ricardo Leite Calegari, Wagner Rafael Alves e Luis Weiss – hoje a maior procura ainda é pelas cervejas mais leves (pilsen, lager) e de trigo (weissbier, witbier), mas há um público crescente de consumidores que buscam receitas mais lupuladas e amargas, como as chamadas IPAs (India Pale Ale).

Além das cervejas artesanais, os amantes dessa bebida encontram na Elixir Maltado uma grande variedade de produtos relacionados à cerveja e itens para presente. Os growlers, por exemplo, são recipientes cerâmicos com volume de 2 litros e tampa hermética para transporte de chope, que preserva suas características por até uma semana. “A ideia é que o cliente que tem esse produto vá à loja aos finais de semana e reabasteça o seu growler de chope para tomar onde quiser, com os amigos”, explica Luis. Já para quem não quiser investir no growler, uma opção mais em conta é a Bravo Tap, que nada mais é que uma tampa hermética adaptável para garrafas de vidro. “Ou seja, a pessoa pode comprar a Bravo Tap e colocá-la em qualquer garrafa de vidro para levar seu chope para casa. O produto já acompanha uma garrafa de 1 litro”, complementa Rodrigo. E já que o assunto é chope, chope não poderia faltar. Todos os finais de semana, são plugados na loja dois chopes artesanais de estilos diferentes para serem consumidos no local e/ou levados para casa.

Para os cervejeiros convictos e para os que desejam conhecer um pouco mais deste universo, a Elixir Maltado também promove workshops, minicursos e eventos periódicos, como o Craft Day e os Beer Talks, que apresentamos a seguir.

Craft Day

Durante o Craft Day, a Elixir Maltado abre suas portas para produtores de quitutes artesanais que queiram expor para vender na loja. “Sempre temos salgados, doces, patês, já tivemos sucos também. Já tivemos como parceiros Amo Empadas, Caju Bombons, DaMarisa, CauCakes, Let's Green, entre outros”, afirma Ricardo. Durante o evento, é realizada uma ‘brassagem coletiva’, que é a etapa das panelas no processo de produção de cerveja. “Ou seja, fazemos uma cerveja ao vivo e explicamos as etapas da produção, juntamente com o pessoal da Concerva-PR (Confraria dos Cervejeiros Artesanais Norte e noroeste do Paraná), para quem quiser entender um pouco mais sobre a fabricação artesanal”, complementa Wagner. O Craft Day acontece a cada 45 dias, em média. Ao final de cada evento, eles sorteiam entre os presentes as cervejas engarrafadas que foram produzidas no evento anterior. “No 6º Craft Day, aproveitando o clima quente, produzimos uma Summer Ale, uma cerveja inglesa mais leve, própria para verão, com teor alcóolico um pouco mais baixo”, explica Rodrigo.

Beer Talks 

Voltados a qualquer tipo de consumidor, não somente aos entendedores cervejeiros, os Beer Talks são um evento de degustação e conversa sobre o rótulo proposto na data. Participam em torno de 35 pessoas, homens e mulheres, que após degustarem os rótulos selecionados, compartilham suas impressões sobre as características da bebida, seu aroma, sabor, amargor e cor. A proposta é que o evento seja promovido uma vez por mês. “A ideia é inserir mais pessoas nesse mundo cervejeiro, para que aprendam a degustar uma cerveja, entendam os diferentes estilos e definam qual mais gostam para apreciar melhor”, revelam os sócios.