Revista Sucesso

Atualizado em

Profissionais de destaque

Elas conquistaram o mercado de trabalho

O desafio de ser mulher

Da redação

De acordo com estudo recente do IBGE, em parceria com a Secretaria de Políticas para as Mulheres e o Ministério do Desenvolvimento Agrário, comparando dados dos anos 2000 e 2010, a participação das mulheres com idade ativa (16 anos ou mais) no mercado de trabalho cresceu de 50%, em 2000, para 55% em 2010, enquanto que no mesmo período a participação masculina caiu de 80% para 76%. O relatório indica ainda que a formalidade cresceu no mercado de trabalho brasileiro, passando de 51% para 58% para as mulheres; e de 50% para 59% para os homens. O registro em carteira de trabalho também cresceu entre a força de trabalho feminina: de 33% para 40%, no período analisado.

Se por um lado o ingresso da mulher no mercado de trabalho é responsável por criar um ambiente favorável para outras mudanças, de cunho social e cultural, por outro ele evidencia a necessidade de se criar condições para que as mulheres possam concorrer com os homens de forma justa no mercado de trabalho. Isso se faz, por exemplo, com a ampliação de políticas públicas como a construção de creches públicas e pré-escolas.

Em homenagem a essas super-heroínas, que pulam cedo para trabalhar, proveem o sustento da família, enfrentam os desafios da maternidade, gerenciam o lar, dividem-se em múltiplas tarefas cotidianamente, aguentam muita bronca e ainda têm tempo para cuidarem de si, a Revista Sucesso preparou esta edição especial, que traz mulheres profissionais, especialistas em diferentes segmentos, que conquistaram seu espaço no mercado de trabalho e dali não arredam o pé.

São elas:

IBGE, mulheres
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Disforia de Gênero não é doença
  2. Doença tireoideana e gravidez
  3. Semijoia, um presente inesquecível
  4. Autocoaching estimula o profissional e o inspira...
  5. Hoje em Londrina: Palestra com Timothy Gallwey