Revista Sucesso

Atualizado em 09/10/2017

Empresas e negócios

É preciso conhecer Branding antes de dizer que se faz Branding

O Branding vem sendo usado indevidamente das mais diferentes formas e associado a trabalhos mais pontuais, como desenvolvimento de identidade visual.

Da redação

A frase título do artigo parece óbvia, mas uma análise rápida do mercado nos mostra que, na prática, a afirmação óbvia é ignorada por muitos profissionais. Assim como acontece em outros mercados, em Comunicação alguns termos e modelos sofrem distorções que simplificam e reduzem a complexidade e riqueza dos muitos trabalhos; é o que vem acontecendo com o Branding, usado indevidamente das mais diferentes formas, pois o nome do modelo que propõe a gestão estratégica de marca vem sendo simplificado e associado a trabalhos mais pontuais, como desenvolvimento de identidade visual.

Não estou reduzindo a importância desse trabalho, que fique claro! A identidade visual de fato está intrinsecamente relacionada ao Branding e é através dela que tangibiliza a personalidade de uma marca e traz elementos de diferenciação que são importantíssimos para o posicionamento. Contudo, a gestão de comunicação de marca, proposta pelo Branding, envolve a criação de experiências em todos os pontos de contato de uma marca com seus públicos de sustentação. Em outras palavras, é um mapeamento estratégico que direciona ações e a comunicação de uma marca para a construção de sua identidade e imagem.

Um trabalho de Branding bem realizado promove a unicidade da comunicação, aumenta seu alcance e contribui efetivamente com o valor percebido de uma marca. Não é um trabalho pontual, é um trabalho de construção com resultados a médio e longo prazo e que exige uma dedicação de todos os envolvidos com a comunicação e gestão de uma empresa.

Por fim, vale ressaltar que para os profissionais que realmente desejam atuar e realizar bons trabalhos nessa área, é imprescindível o bom conhecimento de comunicação organizacional, principalmente de sua vertente institucional, pois é através das ações e mensagens dela que as empresas transmitem aos diversos públicos seu propósito de existência, seus valores e os atributos que a diferenciam de outras empresas. 

Cristina Santos
Diretora de Planejamento na Imageria Comunicação
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