Revista Sucesso

Atualizado em 10/05/2018

Saúde

Doenças da tireoide

Quase sempre referida como causa de obesidade, o que nem sempre é real porque a tireoide não tem participação tão frequente na doença da obesidade.

Da redação


As doenças da tireoide são preocupações frequentes da população, na atualidade. Quase sempre referida como causa de obesidade, o que nem sempre é real porque a tireoide não tem participação tão frequente na doença da obesidade. É, porém, causa de sintomas decorrentes do aumento ou da redução de produção hormonal, que vão desde situações específicas até o envolvimento de múltiplos órgãos e, consequentemente, influência na qualidade de vida dos portadores de doença da tireoide.

Outra preocupação frequente surge quando do aparecimento de nódulos tireoideanos, muito comuns na população e que podem, em uma pequena frequência, ser decorrentes de doença maligna da tireoide. Todo nódulo tireoideano deve ser investigado com prontidão, pois o diagnóstico precoce e intervenção adequada levam à cura na imensa maioria dos casos.

O endocrinologista é o profissional a ser consultado primeiramente nas doenças da tireoide, pois a partir de sua avaliação sobre a função e alterações de forma da glândula é que será direcionado o devido tratamento da doença. Já na área de medicina nuclear, o tratamento e diagnóstico de doenças relacionadas à tireoide são frequentes  assim como o acompanhamento de pacientes submetidos a cirurgia por doença maligna. 


Dr. Rubens Martins Junior, endocrinologista e médico nuclear
CRM 8882 – PR | RQE 7223, 6201, 17235

Membro da Soc. Bras. de Endocrinologia e Metabologia, e de Medicina Nuclear

Tireoide, Endocrinologia, Endocrinologista Londrina, Rubens Martins Junior, Sucesso Londrina, Revista Sucesso, Revista Bem-estar, Editora Sucesso.
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Infartos podem ser desencadeados por estresse...
  2. Mitos e verdades da leishmaniose visceral
  3. Setembro vermelho: Um alerta para as crianças
  4. Queda na terceira idade, um risco preocupante
  5. Tudo o que você precisa saber sobre a Trombose...