Revista Sucesso

Atualizado em 20/02/2017

Arquitetura & decoração

Curso inédito em Curitiba vai tratar da acessibilidade

Mais de 24 milhões de brasileiros possuem algum tipo de limitação física, e a qualidade de vida destas pessoas está diretamente ligada à acessibilidade. O termo se refere ao fornecimento de condiç&a

Da redação


A atividade, proposta pelo Centro Europeu, será realizada nos dias 11 e 12 de março

Mais de 24 milhões de brasileiros possuem algum tipo de limitação física, e a qualidade de vida destas pessoas está diretamente ligada à acessibilidade. O termo se refere ao fornecimento de condições seguras e autônomas de acesso aos portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida e deve estar presente em todos os espaços públicos e coletivos.

No Brasil, o direito à acessibilidade é garantido desde dezembro do ano 2000 pela lei Nº 10.098, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade nas vias e espaços públicos, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação. Entretanto a eliminação de barreiras e obstáculos urbanos ainda é um desafio para a arquitetura e concepção de espaços.

Pensando nisso, o Núcleo de Especializações do Centro Europeu, uma das principais escolas de profissões da América Latina, acaba de lançar o inédito curso de Acessibilidade na cidade de Curitiba, que terá sua primeira turma no mês de março. O objetivo é preencher uma lacuna no mercado de trabalho, formando profissionais capacitados para identificar e solucionar as necessidades de acesso dentro da legislação vigente.

Destinado a arquitetos, engenheiros, designers e demais interessados em atuar no desenvolvimento de projetos e fiscalização de acessibilidade em obras e mobiliários, o curso será ministrado por Danielle Cenci, arquiteta especializada em acessibilidade e fiscal multiplicadora de acessibilidade do CREA-PR. Durante a atividade serão abordados tópicos como conceito, leis e normas de acessibilidade, ergonomia, Antropometria e Fisiologia das pessoas com deficiência; panorama das deficiências e acessibilidade atitudinal. 

revista sucesso, bem estar, acessibilidade,curso
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Um Projeto Funcional e Aconchegante
  2. Decoração para durar para sempre
  3. Cimento queimado, concreto e tijolinhos: onde...
  4. Seis motivos para escolher um revestimento...
  5. Quartos infantis criados para incentivar...