Revista Sucesso

Atualizado em 03/11/2016

Qualidade de vida

Cuidados com os dentes dos felinos

Dentista-veterinária Sônia Filla alerta para doenças orais que acometem gatos

Da redação

Tratamento de canal em canino de um gato

Assim como nós, humanos, os felinos também precisam ir ao dentista. Muitos dos problemas que acometem a dentição dos gatos podem causar dor e desconforto, ou ainda comprometer a alimentação dos animais. É o que explica a dentista-veterinária Sônia Filla, da Pró-Animal, clínica especializada no tratamento odontológico de pequenos animais, que revela que os felinos têm uma sensibilidade à dor muito semelhante à dos humanos. Formada em medicina veterinária, Sônia é especialista em clínica e cirurgia de animais de companhia; e em odontologia veterinária.

Entre os problemas mais frequentes, ela destaca a fratura de dente, geralmente causada por trauma, que acomete principalmente os dentes caninos, por serem grandes, pontiagudos e mais expostos. “A fratura deixa a polpa exposta ocasionando dor e sensibilidade dentária. Para identificar uma fratura observe dentes do mesmo tipo com tamanhos diferentes. A extremidade se apresenta avermelhada nas fraturas recentes, ou de cor escura, nas fraturas antigas”, orienta.

Nos casos de fratura, são duas as indicações de tratamento: a extração do dente ou o tratamento de canal, que consiste na retirada da polpa – que pode estar morta ou inflamada – para evitar infecções e manter o elemento dental na boca. “O tratamento de canal traz a possibilidade de manter o animal com o seu dente. É um procedimento menos invasivo e conservativo, sendo um tratamento corriqueiro na odontologia humana, e hoje também realizado em animais”, revela a especialista.

Sônia lembra que o cuidado com a saúde oral dos animais vai muito além da limpeza ou extrações dentárias: “Está relacionado à profilaxia e à manutenção do dente de forma que esse esteja saudável, sem dor e livre de qualquer infecção”.

Pró-Animal Clínica e Odontologia Veterinária
Sônia C. Fatel Filla – CRMV-PR  3312
Av. Inglaterra, 189, Londrina-PR
(43) 3341-7331
Site: www.proanimal.vet.br / facebook.com/proanimalodontologia

odontologia animal, felinos, gatos, tratamento de canal, pró-animal
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. A perigosa relação entre depressão e as...
  2. Cuidados com seu pet no verão!
  3. Os benefícios da fisioterapia para pacientes...
  4. Cuidados dermatológicos para pacientes com...
  5. Novembro Azul: 8 mitos e verdades sobre o câncer...