Revista Sucesso

Atualizado em 29/08/2016

Educação

Colo da Mamãe: carinho e respeito à infância

Sob nova direção e em novo endereço, CEI estende atendimento a crianças até cinco anos

Da redação

O Centro de Educação Infantil (CEI) Colo da Mamãe está repleto de novidades. Além da mudança de endereço, para instalações mais amplas, o CEI passou este ano a atender crianças até 5 anos. Segundo a nova proprietária e diretora pedagógica Vania Novaes, a mudança atende a uma exigência da Secretaria de Educação, que readequou o atendimento que antes era apenas de berçário para Centro de Educação Infantil.

Vania Novaes é graduada em pedagogia, com pós-graduação em gestão escolar, mas sua experiência na educação infantil vem de data ainda mais longa: “Comecei trabalhando em uma escola aos 12 anos, o que me deu uma base muito grande. Eu ajudava a lavar as mãos das crianças para o lanche e desde então soube que gostaria de trabalhar nessa área”, conta. Depois de cinco anos ocupando os cargos de coordenadora e diretora do Colo da Mamãe, Vania assumiu, em janeiro de 2016, como única proprietária do CEI.

Segurança e tranquilidade aos pais

Para pais e mães que trabalham, encontrar o local ideal para deixar suas crianças nem sempre é tarefa fácil. Ao término da licença-maternidade, muitas mães profissionais deparam-se com a difícil dor da separação, só amenizada quando há a certeza de estarem deixando seus filhos em um local de confiança, onde receberão os estímulos adequados para desenvolverem-se.

Pensando nisso, o Colo da Mamãe adota uma série de medidas que visam garantir a tranquilidade dos responsáveis e a segurança dos pequenos. “Renovamos todo o sistema de câmeras. Durante todo o dia, os pais podem acompanhar o que está acontecendo com seus filhos, tudo em HD, acessando o sistema por um aplicativo.

Podem inclusive gravar vídeos ou tirar fotos. Mas de nada adiantaria tudo isso se os pais não tivessem acesso livre à escola. Por isso, o Colo da Mamãe está sempre de portas abertas para recebê-los”, afirma a diretora. Outro diferencial do CEI é o estímulo promovido à amamentação. “Contamos com a sala do carinho, um espaço reservado para as mães amamentarem, a qualquer hora do dia”, acrescenta.

Novo espaço

A mudança de endereço, segundo Vania, veio atender a uma demanda por espaços mais amplos. O novo espaço conta com duas ludotecas com fraldário e solarium acoplados; salas de aula para cada nível; sala do carinho (espaço de amamentação); sala de informática adaptada para crianças a partir de dois anos; biblioteca; sala multifuncional (para jogos e atividades); sala de artes adequada para bebês, com tinta e massinha comestíveis; espaço de horta e jardinagem; e parque coberto.

Proposta pedagógica

A educação infantil, na concepção da pedagoga, é a base de tudo, uma vez que as crianças necessitam de cuidados e estímulos adequados a cada idade, que refletirão em toda a vida escolar. “Partimos da filosofia do construtivismo, segundo a qual a criança constrói seu processo de aprendizado a partir de suas descobertas, do contato com o mundo e das brincadeiras.” Para a profissional, contar com equipe profissionalizada e preparada para trabalhar as necessidades de cada criança é fundamental nesse processo. Por isso, o Colo da Mamãe conta com seis pedagogas, fisioterapeuta, nutricionista, Terapeuta holística, odontopediatra e professores de taekwondo, balé, informática, futebol e musicalização. Além das atividades já citadas, os alunos contam ainda com aulas de inglês, artes, jardinagem e horticultura e culinária.

Serviço 

Colo da Mamãe funciona de segunda a sexta, das 6h45 às 19 horas. Crianças matriculadas em meio período podem permanecer durante seis horas, ficando o horário de entrada a critério dos pais. “Oferecemos ainda o serviço do Dia Feliz, através do qual os pais podem deixar seus filhos durante o período necessário, mesmo não sendo matriculados.” O Colo da Mamãe funciona normalmente durante o mês de julho e, no fim do ano, fecha apenas para os recessos de Natal e Ano Novo.

 



Vania Novaes, diretora pedagógica

CEI Colo da Mamãe
Rua Amador Bueno, 265, Londrina PR 
(43) 3029-9298

revista sucesso. bem-estar, colo da mamãe, infância
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Férias escolares, os riscos de acidentes e como...
  2. O BRASIL MERECE MAIS!
  3. Confiança que gera esperança
  4. Um hiato entre o medo e a esperança
  5. MOVIMENTO LIVRE DOS BEBÊS: desenvolvimento e...