Revista Sucesso

Atualizado em 20/04/2018

Saúde

Campanha sobre Prevenção e Combate à Microcefalia chega às gestantes

Em Toledo Ciscopar e Secretaria Municipal de Saúde realizarão ações educativas e palestras

Da redação

Acontece na última semana do mês de abril a Semana Estadual de Prevenção  e Combate à Microcefalia no Estado do Paraná. A campanha de saúde é  garantida pela Lei 18.873/2016. Em Toledo ações serão realizadas com as gestantes  com o objetivo de promover maior conscientização sobre os cuidados com a  saúde do bebê.

O ginecologista e obstetra Edu Henrique de Azevedo explica que a  Microcefalia é uma má formação congênita, onde o tamanho do crânio é  menor do que da população em geral, podendo afetar a massa encefálica.  “É muito variável, mas a Microcefalia pode ser acompanhada de epilepsia,  paralisia cerebral, retardo no desenvolvimento cognitivo, motor e fala,  além de problemas de visão e audição”.

Ele explica que essa condição pode ter várias causas como as virais, má  formação do sistema nervoso central, Zika, desnutrição, exposição às  drogas, álcool ou algumas doenças como Rubéola, Toxoplasmose e Citomegalovírus.  “Algumas causas são evitáveis, por isso é importante  investir na prevenção. A melhor é a gestação planejada, com exames  pré-concepcionais, identificando e resolvendo possíveis problemas ou o  pré-natal de qualidade o quanto antes”.

AÇÕES

Esse é o objetivo da campanha. O autor da lei, deputado José Carlos Schiavinato,  explica que ao estimular o  debate sobre o assunto as informações se tornam mais abrangentes.  “Promovendo ações educativas conseguimos uma conscientização na  população sobre a Microcefalia e sua prevenção de combate”.

Em Toledo promoções à saúde serão realizadas com essa finalidade. O  Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar)  realizará, através do Modelo de Atenção das Condições Crônicas (MACC) e  Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência  (CTA/SAE), murais educativos com a fixação de cartazes e informativos de  23 a 27 de abril. Já no dia 26, acontecerá o acolhimento  multiprofissional das gestantes com o tema.

A diretora técnica de saúde Juliana Ventura Lima explica que serão  abordados durante todo o dia com as futuras mães questões como  desnutrição em gestantes, riscos da gravidez em mães com HIV positivo,  consumo de cigarro, álcool ou drogas durante a gravidez e outras formas  de prevenção e combate à Microcefalia.

A Secretaria de Saúde de Toledo também promoverá uma palestra na  terça-feira (24) no auditório da prefeitura. O secretário de Saúde Tiago  Stefanello explica que durante o encontro mensal das gestantes  atendidas pelo município será abordado o tema Microcefalia. “É um  assunto importante para ser trabalhado durante o pré-natal e a campanha  estadual nos chama para essas ações”, finaliza.

Microcefalia, Editora Sucesso, Revista Sucesso, Revista Bem-estar
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Dores crônicas têm impacto direto na saúde e...
  2. Dores nos ombros: o que pode ser?
  3. Câncer de mama: ainda um tema cercado por mitos
  4. Tatuagem: prós e contras do procedimento
  5. Depressão e ansiedade: atividades físicas são...