Revista Sucesso

Atualizado em 09/11/2016

Gastronomia

Café Anima: sabor do norte pioneiro

Barista lança em Londrina marca de café gourmet que valoriza produtores da região

Da redação

O café sempre fez parte da vida de Andréia Cristina Luchetti, mas foi apenas em 2004, quando morava no Japão, que ela descobriu sua paixão irremediável pela bebida. De lá pra cá, foram mais de 10 anos de estudo, entre cursos de barista, cupping (que aborda o processo de degustação profissional do café, a partir do qual se determina o ponto de torra) e experiências temperadas pelo aroma inconfundível. Não é por menos que, seis anos atrás, Andréia escolheu a antiga capital do café, no norte paranaense, para vir plantar sua sementinha. Este ano, a sementinha dá frutos, e a profissional lança em Londrina sua própria marca de café gourmet. “O Café Anima foi sonhado e pensado durante um longo tempo, mas, quando nasceu, nasceu de forma natural”, conta a especialista, que também assina a coluna sobre café desta publicação. Todo o processo – de prova, seleção de grãos, torra, moagem e embalagem – é feito de forma artesanal por Andréia. “Acredito que tudo que você manipula leva um pouquinho de si”, afirma.

Um verdadeiro café gourmet, Andréia explica, se reconhece pela uniformidade do grão; pelo padrão de torra, conduzida de forma a não expurgar seus óleos essenciais; e pelo tipo de bebida que dá, de mole a dura. Trabalhando com diferentes produtores, todos da região, a coffee lover conta que um dos objetivos da empreitada é evidenciar os cafés do norte pioneiro do Paraná. “Como trabalho com diferentes produtores, nenhum lote do Café Anima será igual ao outro, o que garanto é a qualidade do produto e o sabor de altíssimo nível.”

Se você ficou com água na boca, saiba que o Café Anima já pode ser encontrado em alguns estabelecimentos da cidade, como o Gardênia Café, ou encomendado diretamente com Andréia, através da fanpage do Facebook ou celular (contatos no fim da matéria). Andréia também ministra cursos particulares de barista, preparo da bebida e extração; oferece seus serviços de barista em eventos sociais e corporativos; e dá consultorias para arquitetos na montagem de cafeterias; além de marcar presença em eventos gastronômicos na cidade, onde os visitantes têm a chance de provar o sabor especial das bebidas à base de café criadas e preparadas por ela.