Revista Sucesso

Atualizado em 11/07/2017

Gastronomia

Bolo de fubá assado na boca do fogão

Aprendi essa receita  aos 12 anos de idade, quando iniciei minha não bem-sucedida missão de boleira e esta, especialmente e não sei a razão, acerto em cheio!

Da redação

Sempre fui uma entusiasta da gastronomia, apaixonada mesmo! Nem é que cozinhe tão bem assim, mas adoro cozinhar, qualquer que seja o cardápio, para qualquer grupo de pessoas. Gosto do fogão aceso, da panela ali refogando o alho e a cebola..., mas fazer bem bolos, para mim, sempre é uma possibilidade que pode dar errado no final. Sabe aquela cena em que o bolo cresce, fica lindo, douradinho, e depois murcha virando um emplasto borrachudo? Comigo isto sempre foi mais ou menos comum. Acho que Vó Olívia diria: “Nem todo mundo tem mão boa para bolos...” E já tentei várias receitas, algumas muitas vezes (até porque as adoro!) como o bolo de milho verde, receita da tia Mada. Ela faz sempre e é imbatível: todos nos deliciamos. Eu, quando me arrisco, o bolo sai mais ou menos assim-assim. Minha sorte é que todos na minha família adoram milho verde!

Mas tem um bolo de fubá que acerto muito bem, que é assado na boca do fogão. Aprendi essa receita  aos 12 anos de idade, quando iniciei minha não bem-sucedida missão de boleira e esta, especialmente e não sei a razão, acerto em cheio! Bolo de fubá com queijo curado é uma receita simples, que me faz lembrar de Minas, terra  de meus avós e de meus pais. Faço assim: bato bem três ovos inteiros com uma xícara de açúcar e, depois, adiciono meia xícara de manteiga amolecida ou óleo. Coloco uma xícara de leite em seguida, depois entram uma xícara de farinha de trigo, uma xícara de fubá, uma colher (chá) de erva-doce. Por último, uma colher (sopa) rasa de fermento e três colheres (sopa) de queijo curado ralado. Misturo bem todos os ingredientes e coloco na forma (aquela de pudim) untada e enfarinhada. E polvilho queijo curado ralado por cima, e deixo  em fogo baixo até dourar. Fica a dica: se você não for bom em fazer bolos e quiser impressionar, faça este, que fica lindo e delicioso, além de ser rapidinho!

Maria Aparecida Miranda
Editora da Revista Bem-Estar & Saúde

> Veja mais textos da colunista aqui

Bolo de fubá, Bolo de fubá assado na boca do fogão, casa de filó, Maria Aparecida Miranda
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Alimentos cozidos perdem nutrientes. Saiba como...
  2. Lombarda - Repolho Roxo
  3. Alimentos que os vegetarianos devem consumir para...
  4. Festas Junina: 5 dicas para se deliciar com...
  5. Começou o festival gastronômico ‘Brasil...