Revista Sucesso

Atualizado em

Qualidade de vida

Blog de médicos de família relata o dia a dia da relação com pacientes

Necessidade de atenção e cuidado com o paciente é tarefa essencial da especialidade que cuida das pessoas a partir do entendimento do contexto onde elas se inserem

Da redação

O Blog Causos Clínicos, escrito por médicos de família e comunidade, é atualizado três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas, com histórias reais vividas dentro de consultórios de todas as regiões do país. A cada novo relato, o médico autor descreve como é atuar com pacientes que vivem e sobrevivem nas mais diversas condições sociais e cenários. Cabe ao profissional identificar a causa de determinada queixa de dor ou sintoma, que muitas vezes, tem mais relação com fatores emocionais e sociais do que com o físico. 

“Temos histórias que ultrapassam a imaginação de muitas pessoas que não vivenciam nossa realidade. Compartilhamos casos que para nós são cotidianos não apenas com médicos de família, mas também médicos de outras especialidades, além de médicos residentes e estudantes, como tentativa de estímulo a buscar entender melhor as pessoas, que devem ser ouvidas, questionadas, além dos sintomas. Muitas vezes, os fatores sociais e emocionais podem refletir diretamente na saúde e devem ser investigados na tentativa de solucionar o problema que levou a pessoa até o consultório e assim, proporcioná-la um cuidado mais efetivo, que traga melhor qualidade de vida”, explica o diretor de comunicação da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), Rodrigo Lima.

A medicina de família e comunidade é uma especialidade médica, assim como a cardiologia, neurologia e ginecologia. O MFC é o especialista em cuidar das pessoas, da família e da comunidade no contexto da atenção primária à saúde. Ele acompanha as pessoas ao longo da vida, independentemente do gênero, idade ou possível doença, integrando ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde. Esse profissional atua próximo aos pacientes antes mesmo do surgimento de uma doença, realizando diagnósticos precoces e os poupando de intervenções excessivas ou desnecessárias.

É um clínico e comunicador habilidoso, pois utiliza abordagem centrada na pessoa e é capaz de resolver pelo menos 90% dos problemas de saúde, manejar sintomas inespecíficos e realizar ações preventivas. É um coordenador do cuidado, trabalha em equipe e em rede, advoga em prol da saúde dos seus pacientes e da comunidade. Atualmente há no Brasil mais de 3.200 médicos com título de especialista em medicina de família e comunidade.

O blog pode ser acessado aqui e também pelo Facebook.

Fonte: Redação Sucesso com Assessoria de Imprensa

Causos medicos, Blog medicina, Editora Sucesso
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. A perigosa relação entre depressão e as...
  2. Cuidados com seu pet no verão!
  3. Os benefícios da fisioterapia para pacientes...
  4. Cuidados dermatológicos para pacientes com...
  5. Novembro Azul: 8 mitos e verdades sobre o câncer...