Revista Sucesso

Atualizado em 09/10/2017

Estilo de vida

As leituras amadurecem conosco

Mudamos de opinião sim. Seria mais feio insistir no mesmo estilo, nos mesmos autores, nos mesmos gêneros..

Da redação

Ler é sempre uma surpresa. Talvez mais do que nos filmes, a sinopse de um livro  parece muito mais fácil de "enganá-lo" pela capa do que acontece com um filme. Mais que isso, um escritor sempre dá seu tom à sua obra, enquanto nos filmes você tem vários atores, diretores e roteiristas entrando e cada um contribuindo para o resultado final. Um livro é uma obra muito mais pessoal, reflete o indivíduo que o escreveu. Por isso, ao escolher um título na biblioteca ou na livraria, é comum ser surpreendido por uma escrita intensa ou um estilo de leitura bem diferente do que se esperava.

Existem momentos em que a surpresa é bem-vinda. Por mais que o livro não seja uma história super romântica como a capa quis demonstrar, com um casal feliz parecendo assim anunciar, ainda assim ler sobre uma mulher que teve que superar vários obstáculos para encontrar seu próprio caminho pode ser exatamente a inspiração que você estava esperando. Mas nem todas as surpresas são tão boas e também existem momentos em que uma narrativa carregada de drama parece deixar sua vida ainda mais pesada.

Fugir um pouco da sua zona de conforto na leitura pode trazer muitas vantagens. Aliás, é interessante notar como nós mudamos nossa percepção como leitores ao longo dos anos. Estamos em constante evolução e nossas experiências pessoais, que tanto trazem amadurecimento para nossas vidas, também vão influenciar nas nossas preferências quando formos escolher um livro. E não há por que se sentir envergonhado por isso. Nem por nossas leituras no passado, nem por aquelas novas que estamos fazendo. Mudamos de opinião sim. Seria mais feio insistir no mesmo estilo, nos mesmos autores, nos mesmos gêneros... As leituras amadurecem conosco. Nada fica parado.

Mariana Maiz Pirolo
Blog Pequenos Retalhos
Colunista Revista Sucesso

> Veja mais posts da colunista aqui

Leitura, Ler, Pequenos Retalhos, Mariana Maiz Pirolo, Editora Sucesso, Revista Sucesso,
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Artista cria obras com lixo eletrônico
  2. Cidade e Tecnologia: a confluência
  3. Almoço de família: separe uma cadeira para o...
  4. Segunda edição do Redland Blues & Rock Festival...
  5. Filo – Rumo aos 50 anos