Revista Sucesso

Atualizado em 29/06/2018

Qualidade de vida

Alimentos que auxiliam no combate à enxaqueca

Confira itens que não podem faltar no cardápio de quem sofre com o problema

Da redação

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, 15% da população do planeta sofre de enxaqueca, o que inclui, aproximadamente, 25 milhões de brasileiros afetados pela doença. São muitas as causas desse mal: estresse, insônia e outras complicações. O que muitos não sabem é que a má alimentação está diretamente ligada às dores de cabeça.

De acordo com Cyntia Maureen, nutricionista e consultora da Superbom, empresa alimentícia especializada na fabricação de produtos saudáveis, do mesmo jeito que é preciso evitar alimentos que pioram a enxaqueca, como café, chocolate e laticínios, é recomendado priorizar o consumo de outros para combater o mal-estar, já que alguns possuem características que podem auxiliar na melhora das crises.

Vale ressaltar que o consumo dos alimentos citados deve estar acompanhado da prática de exercícios físicos e de acompanhamento médico. Confira:

Cereais integrais

A especialista aponta que cereais integrais como, trigo, cevada e aveia, podem ser úteis na prevenção da enxaqueca e das dores de cabeça. “Eles possuem boas concentrações de triptofano, um aminoácido necessário para a síntese do neurotransmissor serotonina (importante para o sono e o bom humor). Além disso, são ricos em magnésio, que atua na modulação da serotonina e outros neurotransmissores que influenciam no surgimento da dor”, sugere.

Batata

 Tradicionalmente a batata costuma ser usada em rodelas na testa para melhorar as dores de cabeça, mas ingeri-la pode, na verdade, auxiliar ainda mais no combate às dores. "Ela é rica em potássio e magnésio, nutrientes importantes para controlar as contrações musculares que podem causar enxaqueca, além de ser fonte de vitamina C", aponta Cyntia.

Ervilha

A ervilha é uma leguminosa riquíssima em vitaminas do complexo B, principalmente B2, B5 e B9. “Essas vitaminas quebram moléculas de gorduras e contribuem para o aumento de energia das células cerebrais, se tornando uma boa pedida para aqueles que desejam prevenir as dores. Além disso, o vegetal ainda é rico em cálcio, proteína e ferro.

Antioxidantes

"As substâncias antioxidantes têm o poder de se livrar do excesso de radicais livres e outras substâncias tóxicas em nosso organismo", afirma a nutricionista e consultora da Superbom. “Essa ação contribui para o equilíbrio do metabolismo e o melhor funcionamento da circulação, além de ser anti-inflamatória”, comenta. "Essas propriedades funcionais podem amenizar os sintomas da dor, interferindo na incidência de enxaquecas".

Melancia

A melancia é uma fruta rica em líquidos. "A água é sempre uma aliada no combate à dores de cabeça, pois o estado de hidratação adequado ajuda a prevenir as crises, quando causadas pela desidratação". Além disso, a melancia contém magnésio que, como já visto, é um nutriente importantíssimo para pessoas que sofrem com dores de cabeça.

Fonte: Superbom

Alimentos, enxaqueca, dor de cabeça, nutrição, editora sucesso, sucesso londrina, Revista Sucesso, Revista Bem-estar
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Os benefícios da fisioterapia para pacientes...
  2. Cuidados dermatológicos para pacientes com...
  3. Novembro Azul: 8 mitos e verdades sobre o câncer...
  4. Aplicativo chega para revolucionar a farmacinha...
  5. Brasil tem a maior taxa de ansiedade do mundo