Revista Sucesso

Atualizado em

Qualidade de vida

Além da estética

Em defesa da beleza além da estética, Vanessa Garibalde ressalta o papel da Fisioterapia Dermatofuncional na recuperação do bem-estar emocional

Da redação

A fisioterapia dermatofuncional tem por objetivo tratar pacientes com doenças dermatológicas e problemas estéticos que afetam a funcionalidade do organismo e, consequentemente, do bem-estar. Reconhecida em 2009 pelo Conselho Federal de Fisioterapia, a especialidade estuda os efeitos terapêuticos com ênfase na restauração das funções dos tecidos tratados, melhora e restaura a aparência atingindo os objetivos do paciente. Isso acontece, segundo Vanessa Garibalde, porque a fisioterapia dermatofuncional considera o indivíduo em sua totalidade. “Deve-se ter uma visão global do ser humano, avaliar desde sua respiração e postura diária para reestruturá-lo e para que ele melhore sua qualidade de vida”, explica.

Vanessa Garibalde é formada em Fisioterapia há 13 anos, pós-graduada em Acupuntura (IBRATE) e, atualmente, estuda o campo da Dermatofuncional. A profissional tem experiência junto à medicina dermatológica, cirurgia plástica, dermatologia a laser na área médica e fisioterapia corporal e facial.

A profissional defende também que, para um tratamento completo, devem ser analisados peso, medidas e hábitos de vida e alimentares dos pacientes. Assim é possível personalizar o tratamento para que esteja de acordo com o seu perfil e objetivos, essa avaliação determina os recursos terapêuticos, a duração e a frequência do tratamento. De acordo com Vanessa, o bem-estar começa no emocional. “O valor da beleza está essencialmente além da estética, pois engloba o ser humano como um todo: corpo, mente e espirito.”

Emoções

A fisioterapia dermatofuncional também estuda as reações do organismo perante os estímulos corporais recebidos, sejam resultados de alterações patológicas ou psíquicas e orgânicas. De acordo com Vanessa, a beleza é um valor agregado à estética, mas está também no emocional. “Hoje, eu vejo que o emocional tem que estar em equilíbrio. As questões do dia a dia comprometem as funções inestéticas (celulites, edemas, inchaços, flacidez, rugas) dos indivíduos, que estão envelhecendo mais rápido”, comenta. Para tanto, a especialista ressalta a funcionalidade da terapia manual, baseada em técnicas chinesas, para o restabelecimento emocional do paciente.

Terapias manuais

Shiatsu: A técnica Sei Tai, uma das mais antigas técnicas orientais de massagem, é específica para tratar os 3 meridianos que estão em desequilíbrio no corpo, comprometendo a funcionalidade do organismo. De acordo com Vanessa, a técnica é eficaz para o tratamento de dores, pois atua desde os órgãos internos até a derme. Tem como função reequilibrar o ser humano e resgatar a funcionalidade do corpo.

Bamboterapia: Técnica que trabalha os níveis do tecido conjuntivo. Específica para redução de celulite e flacidez (edemas crônicos e flacidez da pele). Através de estímulos dos três diâmetros de bamboo é possível alcançar todas as camadas da pele, tratando-a desde os níveis mais profundos. “Os estímulos de pressão manual mandam respostas para o sistema nervoso, para que se restabeleça a funcionalidade do tecido muscular, tissular e profundo”, explica Vanessa.

Diferencial e qualidade

Sob a filosofia de prestar um atendimento de qualidade, Vanessa Garibalde conta que a sessão de terapia pode incluir mais de uma proposta terapêutica, ao elencar terapias manuais e flexibilidade entre diversos recursos de aparelhos dentro da área estética, e o tempo é acima da média, podendo durar até 1h e 40 minutos.

Os tratamentos também contam com a qualidade de produtos e cosméticos diferenciados; sem toxinas, sem parafinas e sem hormônios. A fisioterapeuta dermatofuncional também disponibiliza tratamentos com fototerapia, UVB de banda estreita (Narrow Band) em casos de psoríase ou vitiligo; terapias de SPA (pedras quentes, pindas chinesas, massagem com velas específicas) e acupuntura auricular.

Vanessa Garibalde
Vanità - Estética, saúde e beleza
R. Paranaguá, 274
Contato: (43) 3066-4774



além da estética, Vanessa Garibalde, Fisioterapia Dermatofuncional, recuperação do bem-estar emocional, terapias manuais, shiatsu, bambooterapia,
Mais lidas
  1. Soluções inteligentes e funcionalidade
  2. Educação Infantil: um mundo de descobertas
  3. Cuidar das articulações garante vitalidade
  4. Ouvir bem é vida
  5. Disfunção eréctil: será que vou ter?
Leia também
  1. Saúde mental e trabalho na quarentena
  2. Em tempos de pandemia estresse pode causar tremor...
  3. Conheça os cinco passos para sair da...
  4. A jornada e a sobrecarga das mulheres em tempos...
  5. A perigosa relação entre depressão e as...